Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15073
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O efeito da competição no preço da gasolina: uma análise do efeito da concorrência, e outras variáveis, nas cidades do Rio de Janeiro e Goiânia
Autor(es)/Inventor(es): Mota, Jean Fonseca da
Orientador: Rocha, Romero Cavalcanti Barreto da
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar o mercado de gasolina automotiva no Brasil, especificamente quanto a formação do seu preço nos postos revendedores e como a concorrência entre os postos revendedores geograficamente próximos pode afetar o preço praticado na gasolina, bem como outras importantes variáveis que compõe o preço final do combustível. A análise traça uma diferenciação no comportamento das variáveis analisadas em relação às regiões onde os postos revendedores estão estabelecidos, para isso, o estudo é desenvolvido em estabelecimentos das cidades do Rio de Janeiro e de Goiânia. Os resultados principais foram obtidos por meio de análises econométricas utilizando principalmente dados do programa de levantamento de preços e margens de comercialização de combustíveis (LPMCC) da ANP, e conclui, com ressalvas às limitações dos modelos utilizados, que a inclusão de um novo concorrente na área de atuação de um posto revendedor não necessariamente reduz o preço da gasolina e, mesmo estando em áreas de maior concentração de postos, o preço da gasolina não aponta clara de redução. O preço da gasolina na cidade Goiânia se mostrou menos influenciado por variações na concorrência, mas com a necessidade de mais estudos para confirmação dos resultados. Além disso, foi observada forte influência do etanol combustível no preço da gasolina em Goiânia, refletindo a preferência local pelo combustível concorrente.
Palavras-chave: Gasolina
Preço
Concorrência
Combustíveis
ANP
Buffer
Postos revendedores
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MOTA, Jean Fonseca da. O efeito da competição no preço da gasolina: uma análise do efeito da concorrência, e outras variáveis, nas cidades do Rio de Janeiro e Goiânia. 2021. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFMota.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.