Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15088
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A representatividade LGBTQIA+ através da análise da propaganda contraintuitiva no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Assumpção, Mariana Fonseca de
Advisor: Nogueira, Maria Alice de Faria
Abstract: No cenário social e político atual do Brasil, é possível observar dois movimentos antagônicos: de um lado, encontram-se medidas governamentais e discursos explicitamente contrários a pautas minoritárias. De outro, a internet e demais adventos contemporâneos promovem o aumento no debate e na conscientização da sociedade a respeito da diversidade e das minorias. A partir disso, este estudo propõe uma reflexão acerca da representatividade da comunidade LGBTQIA+ na publicidade do Brasil. Para que isso fosse possível, foram selecionadas três peças publicitárias de natureza contraintuitiva, apoiando-se nos conceitos desenvolvidos, no Brasil, por Francisco Leite, Leandro Batista e Leo Mozdzenzki: “Primeiro Dia da Mulher”, “Relacionamentos” e “O Causo da Afrodite”. A publicidade contraintuitiva com causa LGBTQIA+, também chamada de outvertising, possui, por sua natureza disruptiva, uma grande capacidade de atuar no deslocamento cognitivo de quem é impactado por ela. Para entender como o discurso contraintuivo é assimilado através de sua recepção, entrevistas de profundidade foram realizadas, a fim de corroborar com as afirmativas já levantadas por estudiosos do tema.
Keywords: Minorias
Causa LGBTQIA+
Propaganda
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Apr-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ASSUMPÇÃO, Mariana Fonseca de. A representatividade LGBTQIA+ através da análise da propaganda contraintuitiva no Brasil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAssumpção.pdf851.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.