Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/15104
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Percepção discente quanto a abordagem e conhecimento do SPED do curso de Ciências Contábeis da UFRJ: desafios para o avanço da contabilidade tributária |
Author(s)/Inventor(s): | Ladeira, Felipe Nascimento |
Advisor: | Vianna, Dilo Sergio de Carvalho |
Abstract: | Esta pesquisa procurou identificar a percepção dos alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ quanto aos seus conhecimentos sobre o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED e seus respectivos módulos. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, contando com a aplicação de um questionário junto a 45 estudantes do referido curso, de modo online. Os resultados mostraram que, em geral, os níveis de conhecimento sobre o SPED são baixos. No entanto, quando se analisou módulos específicos, observou-se que os alunos julgaram conhecer, total ou parcialmente o SPED, de Notas Fiscais e o e-Social. Porém, a maioria ainda se sente totalmente despreparada para atuar com esses módulos no mercado de trabalho. Esses apontamentos abrem uma lacuna sobre o SPED e as universidades, pois o grande problema está na preparação dos alunos para atuar no mercado de trabalho, e não apenas no conhecimento da ferramenta. Por isso, recomenda-se que os cursos de ciências contábeis das universidades busquem atuar de modo que preparem os alunos dando ênfase na dimensão da atuação no mercado de trabalho com os módulos do SPED, seja com aulas práticas, estudos de casos, seminários ou outras metodologias. |
Keywords: | Sistema público de escrituração digital SPED Contabilidade tributária Sistema público |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Production unit: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2021 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | LADEIRA, Felipe Nascimento. Percepção discente quanto a abordagem e conhecimento do SPED do curso de Ciências Contábeis da UFRJ: desafios para o avanço da contabilidade tributária. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Appears in Collections: | Ciências Contábeis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FNLadeira.pdf | 249.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.