Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15104
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Percepção discente quanto a abordagem e conhecimento do SPED do curso de Ciências Contábeis da UFRJ: desafios para o avanço da contabilidade tributária
Author(s)/Inventor(s): Ladeira, Felipe Nascimento
Advisor: Vianna, Dilo Sergio de Carvalho
Abstract: Esta pesquisa procurou identificar a percepção dos alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ quanto aos seus conhecimentos sobre o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED e seus respectivos módulos. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, contando com a aplicação de um questionário junto a 45 estudantes do referido curso, de modo online. Os resultados mostraram que, em geral, os níveis de conhecimento sobre o SPED são baixos. No entanto, quando se analisou módulos específicos, observou-se que os alunos julgaram conhecer, total ou parcialmente o SPED, de Notas Fiscais e o e-Social. Porém, a maioria ainda se sente totalmente despreparada para atuar com esses módulos no mercado de trabalho. Esses apontamentos abrem uma lacuna sobre o SPED e as universidades, pois o grande problema está na preparação dos alunos para atuar no mercado de trabalho, e não apenas no conhecimento da ferramenta. Por isso, recomenda-se que os cursos de ciências contábeis das universidades busquem atuar de modo que preparem os alunos dando ênfase na dimensão da atuação no mercado de trabalho com os módulos do SPED, seja com aulas práticas, estudos de casos, seminários ou outras metodologias.
Keywords: Sistema público de escrituração digital
SPED
Contabilidade tributária
Sistema público
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LADEIRA, Felipe Nascimento. Percepção discente quanto a abordagem e conhecimento do SPED do curso de Ciências Contábeis da UFRJ: desafios para o avanço da contabilidade tributária. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FNLadeira.pdf249.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.