Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/15121
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Geração e distribuição do valor adicionado: um estudo do setor varejista brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Thiago Luiz França
Tutor: Vianna, Dilo Sergio de Carvalho
Resumen: O varejo brasileiro é um dos mais dinâmicos no Brasil. Em 2019, ele teve um desempenho superior ao da economia, além de empregar 26% dos trabalhadores de carteira assinada no Brasil. O setor passou a se preocupar mais com seus funcionários, suas marcas, governança corporativa e impactos ambientais. A análise da Demonstração do Valor Adicionado (DVA) permitem a análise do desempenho econômico da empresa, evidenciando a geração da riqueza, assim como dos efeitos sociais produzidos por sua distribuição. O objetivo deste trabalho é analisar, por meio da DVA, a capacidade de geração de riqueza das empresas varejistas brasileiras e sua distribuição entre empregados, financiadores, governo e detentores do capital no período de 2015 a 2019. Para atingir este objetivo, elaborouse uma pesquisa descritiva, bibliográfica, documental e abordagem quantitativa, na qual foram selecionadas 23 empresas do setor varejista brasileiro listadas na B3. As análises evidenciaram que mais de 90% da riqueza gerada é de origem própria e que o patrimônio líquido consegue gerar, em média, R$99,16 para cada R$100,00 de capital próprio investido. Quanto a sua distribuição, o stakeholder que ficou com a maior parcela do valor agregado foram os empregados, com uma média de 37,36%.
Materia: Varejo
Demonstração do Valor Adicionado
Indicadores
Indicators
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GOMES, Thiago Luiz França. Geração e distribuição do valor adicionado: um estudo do setor varejista brasileiro. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TLFGomes.pdf589.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.