Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/15123
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O mercado financeiro e o marketing: um estudo de caso em uma instituição bancária
Autor(es)/Inventor(es): Crispim, William Warner de Freitas
Tutor: Melo, Mônica Visconti de
Resumen: O marketing financeiro possui influência significativa nos resultados anuais dos bancos públicos e privados, uma vez que é responsável por levar a oferta de produtos e serviços financeiros ao cliente de uma forma mais simples e informativa com o intuito de maximizar o spread bancário. As estratégias de marketing para esse tipo de mercado têm o objetivo de captar o maior número possível de clientes que estejam interessados em ter serviços com alta capacidade de atendimento e uso das novas tecnologias e inovações capazes de encorajar esses clientes a utilizarem as plataformas digitais dos bancos. Como a concorrência é grande , as instituições financeiras precisaram se reinventar para manter suas respectivas carteiras de clientes, criando novos mecanismos competitivos capazes de confrontar de forma igualitária a concorrência. A preocupação com o meio ambiente e também com ações de reponsabilidade social e boas práticas de gestão de pessoas tem sido implementada pelo segmento financeiro e principalmente pelos bancos. Ao demonstrar preocupação com o bem estar da população, qualidade de vida dos seus colaboradores e diminuir os impactos ambientais uma instituição financeira pode destacar-se e conseguir fidelização de um consumidor cada vez mais crítico e bem informado. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é descrever as estratégias de marketing utilizadas pelo setor bancário para reter e fidelizar seus clientes e diferenciar-se dos concorrentes. Para atingir o objetivo proposto foi escolhido um banco privado de grande porte: o Bradesco S/A. Conclui-se que um planejamento bem feito, tendo como foco o marketing de serviços e institucional levando em consideração os novos estilos de vida, a tecnologia, diferentes culturas e a questão econômica durante e pós pandemia, são fundamentais para a sobrevivência e sustentabilidade dos bancos.
Materia: Marketing
Estratégia de marketing
Instituições financeiras
Campanhas publicitárias
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CRISPIM, William Warner de Freitas. O mercado financeiro e o marketing: um estudo de caso em uma instituição bancária. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Ciências Contábeis

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