Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15138
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Rede de mentiras: uma análise sobre a disseminação de desinformação no WhatsApp durante as eleições de 2018
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Taila Pereira Lima e
Orientador: Carrera, Fernanda Ariane Silva
Resumo: O ano de 2018 marcou um ponto de virada para as discussões sobre desinformação no Brasil. A internet foi inundada por mentiras que moldaram os rumos políticos do país, e as redes sociais, antes usadas para conectar pessoas com laços afetivos, se tornaram palco de disparos em massa de inverdades. O presente trabalho tem como objetivo investigar as estruturas que permitem que uma desinformação se dissemine por toda a rede e influencie uma massa de pessoas, além de estudar seus efeitos no micro e macro social. Para tal, foram analisados os mecanismos utilizados na propagação de mentiras no WhatsApp durante as eleições de 2018 a partir de uma ampla revisão bibliográfica de livros, artigos e matérias jornalísticas. Dessa forma, é possível visualizar o ecossistema da desinformação: como surgem, se disseminam e de que forma afetam a sociedade. Ao longo da dissertação, é identificado que a desinformação precisa de uma organização de rede social específica para viralizar, que as redes sociais facilitam a circulação de mentiras e que o fenômeno coloca em risco o funcionamento da democracia.
Palavras-chave: WhatsApp (Aplicativo de mensagens)
Desinformação
Eleições
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Mar-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Taila Pereira Lima e. Rede de mentiras: uma análise sobre a disseminação de desinformação no WhatsApp durante as eleições de 2018. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TSilva.pdf565.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.