Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15151
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFreitas, Danilo Pestana de-
dc.contributor.authorCruz, Thamires do Nascimento-
dc.date.accessioned2021-09-11T00:51:18Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:20Z-
dc.date.issued2021-06-01-
dc.identifier.citationCRUZ, Thamires do Nascimento. Letramento digital, inclusão digital e competência em informação: um estudo sobre os impactos no processo de aprendizagem remota das escolas públicas do município do Rio de Janeiro. 2021. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15151-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBibliotecário escolarpt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectPrática informacionalpt_BR
dc.subjectSchool librarianpt_BR
dc.subjectInformation literacypt_BR
dc.subjectDigital inclusionpt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectInformation practicept_BR
dc.titleLetramento digital, inclusão digital e competência em informação: um estudo sobre os impactos no processo de aprendizagem remota das escolas públicas do município do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4252703972159866pt_BR
dc.contributor.referee1Zattar, Marianna-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9001696745454196pt_BR
dc.contributor.referee2Sá, Nysia Oliveira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2756978802063379pt_BR
dc.description.resumoO letramento digital, a inclusão digital e a competência em informação estiveram em pauta durante a pandemia da COVID19 nos processos de acesso à informação e aprendizagem em seus diversos níveis, dada a expansiva necessidade do uso dos meios digitais para manter diversos segmentos sociais em suas funções, como por exemplo, a educação. A pesquisa objetiva investigar as práticas de acesso à informação e aprendizagem em meios digitais, por alunos na faixa etária do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, da rede pública do município do Rio de Janeiro, assim como identificar os impactos desses aspectos na aplicação do ensino remoto. Para o desenvolvimento do estudo, utilizou-se dos conceitos de Inclusão Digital, Letramento Digital, Competência em Informação e Prática Informacional. No que tange os procedimentos metodológicos, foi realizado um estudo de caráter exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa para a coleta de dados que ocorreu por intermédio de um questionário online. Apresenta como resultados a quase inexistente inclusão digital e letramento digital nas escolas indicadas, o que ocasiona na falta de competência em informação para o acesso a informação e aprendizagem por meio dos formatos digitais, tendo como expressivo impacto durante a pandemia da COVID19, a desistência dos alunos em relação ao ano curricular de 2020 oferecido de forma remota pelas escolas municipais do RJ. Conclui que considerando as exigências da atualidade, é cada vez mais necessário os estudos que elevem a atuação do profissional bibliotecário escolar como auxiliador e provedor das práticas necessárias para a competência em informação, mesmo que ainda no ensino infantil. Podendo assim fortalecer a autonomia de crianças e adolescentes no aprender a aprender ao longo da vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TNCruz.pdf848.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.