Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/15151
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Letramento digital, inclusão digital e competência em informação: um estudo sobre os impactos no processo de aprendizagem remota das escolas públicas do município do Rio de Janeiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Cruz, Thamires do Nascimento |
Orientador: | Freitas, Danilo Pestana de |
Resumo: | O letramento digital, a inclusão digital e a competência em informação estiveram em pauta durante a pandemia da COVID19 nos processos de acesso à informação e aprendizagem em seus diversos níveis, dada a expansiva necessidade do uso dos meios digitais para manter diversos segmentos sociais em suas funções, como por exemplo, a educação. A pesquisa objetiva investigar as práticas de acesso à informação e aprendizagem em meios digitais, por alunos na faixa etária do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, da rede pública do município do Rio de Janeiro, assim como identificar os impactos desses aspectos na aplicação do ensino remoto. Para o desenvolvimento do estudo, utilizou-se dos conceitos de Inclusão Digital, Letramento Digital, Competência em Informação e Prática Informacional. No que tange os procedimentos metodológicos, foi realizado um estudo de caráter exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa para a coleta de dados que ocorreu por intermédio de um questionário online. Apresenta como resultados a quase inexistente inclusão digital e letramento digital nas escolas indicadas, o que ocasiona na falta de competência em informação para o acesso a informação e aprendizagem por meio dos formatos digitais, tendo como expressivo impacto durante a pandemia da COVID19, a desistência dos alunos em relação ao ano curricular de 2020 oferecido de forma remota pelas escolas municipais do RJ. Conclui que considerando as exigências da atualidade, é cada vez mais necessário os estudos que elevem a atuação do profissional bibliotecário escolar como auxiliador e provedor das práticas necessárias para a competência em informação, mesmo que ainda no ensino infantil. Podendo assim fortalecer a autonomia de crianças e adolescentes no aprender a aprender ao longo da vida. |
Palavras-chave: | Bibliotecário escolar Competência em informação Inclusão digital Letramento digital Prática informacional School librarian Information literacy Digital inclusion Digital literacy Information practice |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Unidade produtora: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 1-Jun-2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | CRUZ, Thamires do Nascimento. Letramento digital, inclusão digital e competência em informação: um estudo sobre os impactos no processo de aprendizagem remota das escolas públicas do município do Rio de Janeiro. 2021. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece nas coleções: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TNCruz.pdf | 848.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.