Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15172
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O sucesso da morte de um vilão: estudo de caso sobre as ações de merchandising social e abuso de menores na novela "O outro lado do paraíso"
Author(s)/Inventor(s): Fonseca, Thiago Patrick
Advisor: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Co-advisor: Santos, Amanda
Abstract: Este trabalho busca realizar uma análise sobre inserções de merchandising social em telenovelas brasileiras, usando como objeto de estudo a novela “O Outro Lado do Paraíso”, exibida pela emissora Rede Globo entre os anos de 2017 e 2018. A trama abordou, entre outros assuntos, o abuso sexual de crianças e suas consequências psicológicas para a vítima, e foi marcada por uma inserção de merchandising paga pela Associação Brasileira de Coach. A pesquisa procura, desse modo, entender como esse tema foi abordado e problematizar os possíveis interesses da emissora nessa abordagem. O trabalho está dividido em três partes: no primeiro capítulo, é discutida a influência da televisão na cultura e na Modernidade brasileira, passando por conceitos como merchandising, horário nobre e comunidade imaginada. O segundo capítulo é dedicado a uma discussão teórica sobre as mudanças no modo de lidar com a sexualidade infantil na história ocidental, para melhor entender os valores morais que estão por detrás da construção da narrativa novelística. Por fim, o terceiro e último capítulo traz uma análise empírica de capítulos da novela. A percepção dos telespectadores brasileiros e a dinâmica consumidor-produto é abordada para entender como a audiência recebe o que é transmitido na televisão e como se relaciona com isso, podendo inclusive exercer influência sobre a programação midiática.
Keywords: Merchandising
Telenovelas
Crime sexual
Abuso sexual
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 24-Feb-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FONSECA, Thiago Patrick. O sucesso da morte de um vilão: estudo de caso sobre as ações de merchandising social e abuso de menores na novela "O outro lado do paraíso". 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TFonseca.pdf496.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.