Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15226
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTanzi Neto, Adolfo-
dc.contributor.authorSantos, Raizza Silva dos-
dc.date.accessioned2021-09-20T17:26:12Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:23Z-
dc.date.issued2021-09-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15226-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleTecnologias digitais na realidade educacional brasileira: possibilidades híbridas de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2244801011056828pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3555335782353027pt_BR
dc.contributor.referee1Tilio, Rogério Casanovas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4176886574555470pt_BR
dc.description.resumoA educação atual baseada em modelos industriais não mais contempla as necessidades de uma comunidade escolar na era da sociedade da informação e comunicação. Este estudo tem como objetivo discutir a relação do uso de tecnologias digitais com novas abordagens pedagógicas ativas e/ou híbridas que integram o ambiente educacional brasileiro do século XXI. O método desta pesquisa é bibliográfico e, a partir de um contexto histórico, serão discutidas as novas demandas da sala de aula, assim como a implementação de práticas pedagógicas, que poderão possibilitar uma mudança de paradigma do ensino na contemporaneidade. A partir de uma análise de publicações de artigos e livros acerca do assunto, este trabalho indicará que não é a presença de um ensino enriquecido por tecnologia digital que transformará os processos no âmbito educacional, e sim uma desconstrução dos papéis estabelecidos e de uma nova postura de práticas pedagógicas coletivas dentro e fora das instituições de ensino. Verifica-se a adaptação de processos que desenvolvem a autonomia dos estudantes, aproximando-os de suas próprias realidades, associando-os a uma transformação social e crítica e fazendo o educando ser o construtor do seu próprio conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RSSantos.pdf468.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.