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http://hdl.handle.net/11422/15226
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Tanzi Neto, Adolfo | - |
dc.contributor.author | Santos, Raizza Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-20T17:26:12Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:23Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-15 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15226 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Tecnologias digitais na realidade educacional brasileira: possibilidades híbridas de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2244801011056828 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3555335782353027 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tilio, Rogério Casanovas | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4176886574555470 | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação atual baseada em modelos industriais não mais contempla as necessidades de uma comunidade escolar na era da sociedade da informação e comunicação. Este estudo tem como objetivo discutir a relação do uso de tecnologias digitais com novas abordagens pedagógicas ativas e/ou híbridas que integram o ambiente educacional brasileiro do século XXI. O método desta pesquisa é bibliográfico e, a partir de um contexto histórico, serão discutidas as novas demandas da sala de aula, assim como a implementação de práticas pedagógicas, que poderão possibilitar uma mudança de paradigma do ensino na contemporaneidade. A partir de uma análise de publicações de artigos e livros acerca do assunto, este trabalho indicará que não é a presença de um ensino enriquecido por tecnologia digital que transformará os processos no âmbito educacional, e sim uma desconstrução dos papéis estabelecidos e de uma nova postura de práticas pedagógicas coletivas dentro e fora das instituições de ensino. Verifica-se a adaptação de processos que desenvolvem a autonomia dos estudantes, aproximando-os de suas próprias realidades, associando-os a uma transformação social e crítica e fazendo o educando ser o construtor do seu próprio conhecimento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
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