Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/15226
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Tecnologias digitais na realidade educacional brasileira: possibilidades híbridas de ensino-aprendizagem
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Raizza Silva dos
Tutor: Tanzi Neto, Adolfo
Resumen: A educação atual baseada em modelos industriais não mais contempla as necessidades de uma comunidade escolar na era da sociedade da informação e comunicação. Este estudo tem como objetivo discutir a relação do uso de tecnologias digitais com novas abordagens pedagógicas ativas e/ou híbridas que integram o ambiente educacional brasileiro do século XXI. O método desta pesquisa é bibliográfico e, a partir de um contexto histórico, serão discutidas as novas demandas da sala de aula, assim como a implementação de práticas pedagógicas, que poderão possibilitar uma mudança de paradigma do ensino na contemporaneidade. A partir de uma análise de publicações de artigos e livros acerca do assunto, este trabalho indicará que não é a presença de um ensino enriquecido por tecnologia digital que transformará os processos no âmbito educacional, e sim uma desconstrução dos papéis estabelecidos e de uma nova postura de práticas pedagógicas coletivas dentro e fora das instituições de ensino. Verifica-se a adaptação de processos que desenvolvem a autonomia dos estudantes, aproximando-os de suas próprias realidades, associando-os a uma transformação social e crítica e fazendo o educando ser o construtor do seu próprio conhecimento.
Materia: Tecnologia educacional
Educação a distância
Pedagogia
Ensino e aprendizagem
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 15-sep-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RSSantos.pdf468.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.