Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/15226
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Tecnologias digitais na realidade educacional brasileira: possibilidades híbridas de ensino-aprendizagem |
Author(s)/Inventor(s): | Santos, Raizza Silva dos |
Advisor: | Tanzi Neto, Adolfo |
Abstract: | A educação atual baseada em modelos industriais não mais contempla as necessidades de uma comunidade escolar na era da sociedade da informação e comunicação. Este estudo tem como objetivo discutir a relação do uso de tecnologias digitais com novas abordagens pedagógicas ativas e/ou híbridas que integram o ambiente educacional brasileiro do século XXI. O método desta pesquisa é bibliográfico e, a partir de um contexto histórico, serão discutidas as novas demandas da sala de aula, assim como a implementação de práticas pedagógicas, que poderão possibilitar uma mudança de paradigma do ensino na contemporaneidade. A partir de uma análise de publicações de artigos e livros acerca do assunto, este trabalho indicará que não é a presença de um ensino enriquecido por tecnologia digital que transformará os processos no âmbito educacional, e sim uma desconstrução dos papéis estabelecidos e de uma nova postura de práticas pedagógicas coletivas dentro e fora das instituições de ensino. Verifica-se a adaptação de processos que desenvolvem a autonomia dos estudantes, aproximando-os de suas próprias realidades, associando-os a uma transformação social e crítica e fazendo o educando ser o construtor do seu próprio conhecimento. |
Keywords: | Tecnologia educacional Educação a distância Pedagogia Ensino e aprendizagem |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 15-Sep-2021 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RSSantos.pdf | 468.77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.