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dc.contributor.advisorSouza, Antônio Cláudio Gómez de-
dc.contributor.authorTorres, Andrea Medina de Sena-
dc.date.accessioned2021-09-20T18:49:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:23Z-
dc.date.issued2018-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15230-
dc.description.abstractThe present dissertation evaluates the formulation and implementation of an interdisciplinary teaching proposal based on the pedagogical principles of Paulo Freire (1996) for the development of critical consciousness. In the interdisciplinary action between History and Biology, within two high school class groups at a public state school, both subjects are argued on the maintenance of their coercive contents and questioned on the construction of historical consciousness as a synonym for critical consciousness, highlighting the ethnocentric matrix embedded in the formation of personal and collective identities (RÜSEN, 2012). By means of a participative qualitative research, inspired by the principles of Action Research (THIOLLENT, 1986) and in planning which was co-constructed with the teacher in charge for the class groups, this teaching proposal has offered students the opportunity of reflecting upon the social place of historical narratives on Science, as a stimulus for overcoming such culturally imposed elements. As rising data tendecy, analysis has shown the process of overcoming discursive movements aligned to the category of naive consciousness and common sense positioning, indicating the development of critical consciousness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCuriosidade críticapt_BR
dc.subjectPedagogia da perguntapt_BR
dc.subjectMetodologia participativapt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleProposta de ensino interdisciplinar orientada ao desenvolvimento da consciência críticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Henriques, Flávio Chedid-
dc.contributor.referee2Maia, Paulo César-
dc.contributor.referee3Oliveira, José Carlos-
dc.description.resumoA presente dissertação avalia a formulação e a implementação de uma proposta interdisciplinar de ensino fundamentada nos princípios pedagógicos de Paulo Freire (1996) para o desenvolvimento da consciência crítica. Seus elementos norteadores são a dialogicidade, a validação das falas de estudantes e a determinação do ato de perguntar para a promoção da critiquização da curiosidade. Na ação interdisciplinar entre História e Biologia, em duas turmas de ensino médio de uma escola pública estadual, as disciplinas são indagadas sobre a manutenção de seus conteúdos coercivos e questionadas na construção da consciência histórica como sinônimo de consciência crítica, ressaltando a matriz etnocêntrica na base da formação da identidade pessoal e coletiva (RÜSEN, 2012). Por meio de pesquisa qualitativa de caráter participativo, inspirada nos princípios da Pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986) e em planejamento construído em conjunto com a professora-regente das turmas, esta proposta de ensino trouxe a estudantes a reflexão sobre o lugar social das narrativas históricas na Ciência, como estímulo a superação de tais elementos culturalmente introjetados. Como tendência crescente nos dados, a análise indicou a superação de movimentos discursivos alinhados à consciência ingênua e a posicionamentos de senso comum, apontando ao desenvolvimento da curiosidade crítica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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