Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/15230
Especie: Dissertação
Título : Proposta de ensino interdisciplinar orientada ao desenvolvimento da consciência crítica
Autor(es)/Inventor(es): Torres, Andrea Medina de Sena
Tutor: Souza, Antônio Cláudio Gómez de
Resumen: A presente dissertação avalia a formulação e a implementação de uma proposta interdisciplinar de ensino fundamentada nos princípios pedagógicos de Paulo Freire (1996) para o desenvolvimento da consciência crítica. Seus elementos norteadores são a dialogicidade, a validação das falas de estudantes e a determinação do ato de perguntar para a promoção da critiquização da curiosidade. Na ação interdisciplinar entre História e Biologia, em duas turmas de ensino médio de uma escola pública estadual, as disciplinas são indagadas sobre a manutenção de seus conteúdos coercivos e questionadas na construção da consciência histórica como sinônimo de consciência crítica, ressaltando a matriz etnocêntrica na base da formação da identidade pessoal e coletiva (RÜSEN, 2012). Por meio de pesquisa qualitativa de caráter participativo, inspirada nos princípios da Pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986) e em planejamento construído em conjunto com a professora-regente das turmas, esta proposta de ensino trouxe a estudantes a reflexão sobre o lugar social das narrativas históricas na Ciência, como estímulo a superação de tais elementos culturalmente introjetados. Como tendência crescente nos dados, a análise indicou a superação de movimentos discursivos alinhados à consciência ingênua e a posicionamentos de senso comum, apontando ao desenvolvimento da curiosidade crítica.
Resumen: The present dissertation evaluates the formulation and implementation of an interdisciplinary teaching proposal based on the pedagogical principles of Paulo Freire (1996) for the development of critical consciousness. In the interdisciplinary action between History and Biology, within two high school class groups at a public state school, both subjects are argued on the maintenance of their coercive contents and questioned on the construction of historical consciousness as a synonym for critical consciousness, highlighting the ethnocentric matrix embedded in the formation of personal and collective identities (RÜSEN, 2012). By means of a participative qualitative research, inspired by the principles of Action Research (THIOLLENT, 1986) and in planning which was co-constructed with the teacher in charge for the class groups, this teaching proposal has offered students the opportunity of reflecting upon the social place of historical narratives on Science, as a stimulus for overcoming such culturally imposed elements. As rising data tendecy, analysis has shown the process of overcoming discursive movements aligned to the category of naive consciousness and common sense positioning, indicating the development of critical consciousness.
Materia: Curiosidade crítica
Pedagogia da pergunta
Metodologia participativa
Ensino de história
Interdisciplinaridade
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social
Unidade de producción: Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: sep-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Tecnologia para o Desenvolvimento Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
893369.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.