Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15230
Type: Dissertação
Title: Proposta de ensino interdisciplinar orientada ao desenvolvimento da consciência crítica
Author(s)/Inventor(s): Torres, Andrea Medina de Sena
Advisor: Souza, Antônio Cláudio Gómez de
Abstract: A presente dissertação avalia a formulação e a implementação de uma proposta interdisciplinar de ensino fundamentada nos princípios pedagógicos de Paulo Freire (1996) para o desenvolvimento da consciência crítica. Seus elementos norteadores são a dialogicidade, a validação das falas de estudantes e a determinação do ato de perguntar para a promoção da critiquização da curiosidade. Na ação interdisciplinar entre História e Biologia, em duas turmas de ensino médio de uma escola pública estadual, as disciplinas são indagadas sobre a manutenção de seus conteúdos coercivos e questionadas na construção da consciência histórica como sinônimo de consciência crítica, ressaltando a matriz etnocêntrica na base da formação da identidade pessoal e coletiva (RÜSEN, 2012). Por meio de pesquisa qualitativa de caráter participativo, inspirada nos princípios da Pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986) e em planejamento construído em conjunto com a professora-regente das turmas, esta proposta de ensino trouxe a estudantes a reflexão sobre o lugar social das narrativas históricas na Ciência, como estímulo a superação de tais elementos culturalmente introjetados. Como tendência crescente nos dados, a análise indicou a superação de movimentos discursivos alinhados à consciência ingênua e a posicionamentos de senso comum, apontando ao desenvolvimento da curiosidade crítica.
Abstract: The present dissertation evaluates the formulation and implementation of an interdisciplinary teaching proposal based on the pedagogical principles of Paulo Freire (1996) for the development of critical consciousness. In the interdisciplinary action between History and Biology, within two high school class groups at a public state school, both subjects are argued on the maintenance of their coercive contents and questioned on the construction of historical consciousness as a synonym for critical consciousness, highlighting the ethnocentric matrix embedded in the formation of personal and collective identities (RÜSEN, 2012). By means of a participative qualitative research, inspired by the principles of Action Research (THIOLLENT, 1986) and in planning which was co-constructed with the teacher in charge for the class groups, this teaching proposal has offered students the opportunity of reflecting upon the social place of historical narratives on Science, as a stimulus for overcoming such culturally imposed elements. As rising data tendecy, analysis has shown the process of overcoming discursive movements aligned to the category of naive consciousness and common sense positioning, indicating the development of critical consciousness.
Keywords: Curiosidade crítica
Pedagogia da pergunta
Metodologia participativa
Ensino de história
Interdisciplinaridade
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Program: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social
Production unit: Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Sep-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Tecnologia para o Desenvolvimento Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
893369.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.