Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15231
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Desafios e perspectivas da indústria química brasileira com ênfase no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos
Autor(es)/Inventor(es): Cavallero, Rayra Alves
Orientador: Freire, Estevão
Resumo: A indústria química é um setor estratégico e de extrema importância para todas as economias, pois está presente na cadeia produtiva de, praticamente, todos os produtos, sendo considerada uma indústria de base. O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos foi responsável por 8,6% do faturamento líquido da indústria Química Brasileira em 2020. Nesse último ano, apresentou retração de 22% em comparação ao ano de 2019, sendo o principal setor que contribuiu para a queda da indústria química em 2020. Além disso, o Brasil tem extrema importância nesse setor, sendo o 4º mercado consumidor mundial, representando 4,9% do mercado e movimentando em torno de US$ 24 bilhões anualmente. Esse estudo tem como objetivo analisar os desafios e as oportunidades do setor e das empresas pertencentes, com foco na Natura&Co. Um diferencial do setor é possuir investimento em P&D maior do que a média da indústria, com foco em ações de sustentabilidade, lançamento de novos produtos e tecnologias, demanda gerada pelo próprio consumidor. Em 2020, as empresas do setor sofreram no varejo físico, mas apresentaram aceleração do comércio online e da venda direta.
Palavras-chave: Indústria
Higiene
Higiene pessoal
Perfumaria
Cosméticos
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADO
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Ago-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CAVALLERO, Rayra Alves. Desafios e perspectivas da indústria química brasileira com ênfase no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. 2021. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RACavallero.pdf783.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.