Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15236
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Educação patrimonial na preservação do patrimônio histórico e cultural: a inclusão de personagens periféricos como agentes na conservação preventiva e gestão de riscos
Author(s)/Inventor(s): Silveira, Alícia Neves da
Advisor: Ribeiro, Marcus Tadeu Daniel
Abstract: Este trabalho apresenta a Educação Patrimonial como ferramenta fundamental para a transdisciplinaridade entre diferentes personagens que atuam de forma coadjuvante na preservação dos bens culturais e de edificações históricas, formalizando a possibilidade de um diálogo que aproxime o campo da Conservação e Restauração aos prestadores de serviços como manutenção, segurança patrimonial e serviços gerais. Compreender que esses setores atuam rotineiramente de forma próxima ou direta sobre o patrimônio cultural é fundamental para que se possa estabelecer uma via de troca de saberes, tornando o olhar dessas pessoas mais harmonizado com a valorização do acervo cultural e priorizando o olhar desse grupo sobre o que é cultural e patrimônio histórico e relacionando este conhecimento com os termos eruditos. O desenvolver deste trabalho tem por objetivo refletir o uso da Educação Patrimonial como ferramenta para a transmissão de ensinamentos sobre Conservação Preventiva e Gestão de Riscos para esses prestadores de serviços que atuam todos os dias com o patrimônio e geralmente não são associados a tal atividade. A metodologia abordada na construção do texto se pauta em resgates históricos e reflexos sobre processos de distanciamento e dissociação, buscando compreender mecanismo de promoção da EP e difusão da mesma, com um direcionamento a esses novos personagens.
Keywords: Educação patrimonial
Conservação preventiva
Gestão de riscos
Prestação de serviços
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVEIRA. Alícia Neves da. Educação patrimonial na preservação do patrimônio histórico e cultural: a inclusão de personagens periféricos como agentes na conservação preventiva e gestão de riscos. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Conservação e Restauração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANSilveira.pdf762.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.