Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15244
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Primeira infância
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Maria Karenina Lacerda de
Orientador: Sekiguchi, Julio Ferreira
Resumo: Este trabalho apresenta o processo que deu origem à série de minha autoria, intitulada Primeira Infância. Partindo de fotografias de família, do período que compreende do meu nascimento aos três anos de idade, quando, então, morreu minha mãe, selecionei fotografias que retratassem o cotidiano de uma família dos anos 1990, vivendo no subúrbio carioca. São fotos que compõem minha memória desse período e que, ao mesmo tempo, é uma memória que só existe por causa desses registros. De modo a contar essa história, agora, através da pintura, busquei nos artistas Diego Velásquez, Gerhard Richter e Yigal Ozeri as referências - no primeiro, em relação ao processo, nos dois últimos, pela afinidade temática. Também fui à Roland Barthes para avançar na compreensão da linguagem fotográfica e, assim, poder explorar seus diálogos com o processo pictórico. Muito de meu processo pode ser entendido através da referência desses artistas, mas também pelo enfrentamento direto na tela, um método que vem marcando todo o meu trabalho.
Palavras-chave: Fotografia
Família
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Maria Karenina Lacerda de. Primeira infância. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pintura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Pintura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MKLOliveira.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.