Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/15256
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Manezinhos vs Catarinenses: um estudo comparativo do apagamento do rótico entre interior e capital de Santa Catarina (Projeto ALib)
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Lucas Benamor Martins da
Tutor: Callou, Dinah Maria Isensee
Tutor : Serra, Carolina Ribeiro
Resumen: Este trabalho faz uma comparação do comportamento do rótico em coda silábica final – tanto em verbos quanto em não-verbos – nas cidades de Florianópolis (capital de Santa Catarina), Blumenau (a 147 km da capital) e Itajaí (a 97 km da capital). O objetivo principal é descobrir se o comportamento diferenciado do segmento em Florianópolis em relação a Curitiba e a Porto Alegre, no que se refere às variantes predominantes do rótico e ao avanço do apagamento em coda final, se estende às cidades interioranas de Santa Catarina. Para esse fim, foi realizada a transcrição de amostras de fala do projeto ALiB, as quais são estratificadas por localidade – Florianópolis (8 amostras), Blumenau (4 amostras) e Itajaí (4 amostras) – sexo (masculino e feminino), idade (18 a 30 anos e 50 a 65 anos) e escolaridade (ensino fundamental completo ou incompleto). Foi adotado o aporte teórico-metodológico da Sociolinguística Quantitativa (LABOV, 1994) e da Teoria da Fonologia Prosódica (NESPOR & VOGEL, 2007), a fim de identificar os fatores intra e extralinguísticos atuantes no processo de diferenciação e cancelamento do R. A análise estatística dos dados foi realizada através do pacote de programas GoldVarb X (SANKOFF, TAGLIAMONTE, SMITH, 2005). Nossa hipótese inicial é de que o comportamento diferenciado de Florianópolis não se estenda ao interior catarinense, devido ao relativo isolamento geográfico da capital e aos diferentes processos de povoamento da capital em relação às cidades interioranas (PAGOTTO, 2001). Entretanto, ela é refutada pelos resultados, segundo os quais o apagamento se encontra bastante avançado nas três cidades analisadas, inclusive mais avançado nas cidades de Blumenau (input verbos: 0.98; input não-verbos: 0.69) e de Itajaí (input verbos: 0.99; input não-verbos: 0.52) do que na capital (input verbos: 0.98; input não-verbos: 0.38). Apesar disso, foram percebidas algumas diferenças quanto às variantes de pronúncia: em Florianópolis, o tepe prevalece na classe dos verbos, já nas outras cidades, as fricativas são mais frequentes; já nos não-verbos, enquanto, em Blumenau, predomina o tepe, em Florianópolis, são mais frequentes as fricativas, assim como em Itajaí. Quanto aos fatores sociais atuantes no processo, em Blumenau, os homens são mais propensos ao apagamento do que as mulheres e, em Itajaí, são os mais jovens em relação aos mais velhos, ao passo que, em Florianópolis, o oposto ocorre.
Materia: Sociolinguística
Variação linguística
Fonologia
Santa Catarina
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LMBSilva.pdf460.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.