Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/15316
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O papel da literatura contemporânea na formação de leitores |
Author(s)/Inventor(s): | Trindade, Marcus Vinicius Jardim |
Advisor: | Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo refletir e levantar questões sobre o estímulo da leitura de literatura e sua efetividade no ensino médio, com o desejo de analisar a formação de leitores. O trabalho buscou realizar uma coleta de informações sobre as formas que a leitura de literatura é estabelecida nas séries do último segmento de escolaridade com o objetivo de verificar as abordagens que as instituições de ensino utilizam para cativar o leitor, e através deste enlace de levar o estudante a se tornar um leitor em potencial fora da escola ou instituições de ensino. Através deste trabalho monográfico, será possível observar como o desestímulo do leitor está envolvido com a indicação de leitura de livros que não fale a língua desses jovens e do que ao longo destes anos atuais do currículo de ensino de literatura, a partir da perspectiva de como a educação no Brasil aborda, apenas um pouco mais que a metade da população é consumidora de literatura, e leitores de pouquíssimos livros anualmente. No ponto de vista de estímulo da leitura, associar o que pode ser recomendado para estes alunos leitores, como vemos a implementação de autores contemporâneos brasileiros como Rubem Fonseca. E por fim observar como a literatura contemporânea está associada ao estímulo de leitura e na formação de leitores. |
Keywords: | Leitura Formação de leitores Literatura brasileira Fonseca, Rubem |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 28-Sep-2021 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MVJTrindade.pdf | 211.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.