Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15316
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O papel da literatura contemporânea na formação de leitores
Author(s)/Inventor(s): Trindade, Marcus Vinicius Jardim
Advisor: Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do
Abstract: Este trabalho tem como objetivo refletir e levantar questões sobre o estímulo da leitura de literatura e sua efetividade no ensino médio, com o desejo de analisar a formação de leitores. O trabalho buscou realizar uma coleta de informações sobre as formas que a leitura de literatura é estabelecida nas séries do último segmento de escolaridade com o objetivo de verificar as abordagens que as instituições de ensino utilizam para cativar o leitor, e através deste enlace de levar o estudante a se tornar um leitor em potencial fora da escola ou instituições de ensino. Através deste trabalho monográfico, será possível observar como o desestímulo do leitor está envolvido com a indicação de leitura de livros que não fale a língua desses jovens e do que ao longo destes anos atuais do currículo de ensino de literatura, a partir da perspectiva de como a educação no Brasil aborda, apenas um pouco mais que a metade da população é consumidora de literatura, e leitores de pouquíssimos livros anualmente. No ponto de vista de estímulo da leitura, associar o que pode ser recomendado para estes alunos leitores, como vemos a implementação de autores contemporâneos brasileiros como Rubem Fonseca. E por fim observar como a literatura contemporânea está associada ao estímulo de leitura e na formação de leitores.
Keywords: Leitura
Formação de leitores
Literatura brasileira
Fonseca, Rubem
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 28-Sep-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MVJTrindade.pdf211.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.