Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/15381
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Compliance em empresas públicas e sociedades de economia mista: estudo de caso da Petrobras
Autor(es)/Inventor(es): Rezende, Vinícius Soares de
Tutor: Gomes, Fabiano Soares
Resumen: O trabalho aborda as iniciativas relativas a compliance nas empresas públicas e sociedades de economia mista brasileiras, a partir da análise, dentre outras normas e boas práticas, das Leis nº 12.846/2013 – Lei Anticorrupção, que dispôs sobre a responsabilização de pessoas jurídicas por atos lesivos cometidos contra a Administração Pública, e da Lei nº 13.303/2016 – Estatuto das Estatais, que trouxe para as empresas estatais diversas práticas relacionadas à compliance e governança corporativa. Para tanto, preliminarmente, foi realizada uma análise breve sobre a atuação direta do Estado na economia, que se dá justamente por meio das empresas estatais. Na discussão sobre os elementos de um programa de integridade nas estatais, foi realizado um estudo de caso da implantação do mesmo pela Petrobras, que se viu envolvida em atos de corrupção desvelados pela Operação Lava-Jato, nos últimos anos, com a apresentação de dados e discussão sobre temas mais controversos a respeito do tema nas estatais, como a utilização de diligências de integridade para impedir uma empresa de participar de processos licitatórios e a constitucionalidade da estatal conduzir e julgar um processo administrativo de responsabilização.
Materia: Empresas Estatais
Compliance
Governança Corporativa
Petrobras
Lei Anticorrupção
Estatuto das Estatais
State-Owned Companies
Corporate Governance
Anticorruption Law
State-Owned Companies Law
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVO
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : REZENDE, Vinícius Soares de. Compliance em empresas públicas e sociedades de economia mista: estudo de caso da Petrobras. 2020. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VSRezende.pdf600.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.