Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15394
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Cárcere, mulheres e drogas: o impacto da seletiva política de repressão ao tráfico de drogas sobre o encarceramento feminino
Author(s)/Inventor(s): Quintino, Luiza Carolina de Almeida
Advisor: Mérida, Cristiane Brandão Augusto
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência da repressão ao delito do tráfico de drogas sobre o encarceramento feminino. Foi feita uma análise sobre o perfil majoritário das mulheres condenadas por tráfico de drogas e as condições socioeconômicas, em que estão inseridas. Buscou-se averiguar, por meio da revisão bibliográfica sobre o tema, quais as funções que predominantemente as mulheres ocupam na rede hierárquica do tráfico e como o desempenho dessas funções contribui para o seu encarceramento. Ademais, tendo em vista que grande parte das mulheres encarceradas por tráfico de drogas são mães, gestantes, lactantes e presas provisórias, detentoras do direito previsto na legislação processual penal de substituição da prisão preventiva pela prisão domiciliar, foi feita uma pesquisa jurisprudencial no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro para averiguar o grau de eficácia da aplicação do instituto da prisão domiciliar para essas mulheres.
Keywords: Tráfico de Drogas
Encarceramento Feminino
Prisão Domiciliar
Drug Trafficking
Female Incarceration
House Arrest
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: QUINTINO, Luiza Carolina de Almeida. Cárcere, mulheres e drogas: o impacto da seletiva política de repressão ao tráfico de drogas sobre o encarceramento feminino. 2021. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LCAQuintino.pdf578.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.