Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15411
Tipo: Dissertação
Título: O ensino dos esportes e a racionalidade técnica na contemporaneidade: possibilidades e limites
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Tiago Quaresma
Orientador: Malina, André
Resumo: O presente trabalho de pesquisa teve como principal questão de investigação a racionalidade técnica e sua forma de manifestação no esporte. Para isso, partimos da questão da técnica como aspecto que assume uma potente presença nas sociedades capitalistas, sobretudo nas formas como acontece a produção de mercadorias. As sociedades capitalistas possuem um tipo de racionalidade própria que demarca as formas como as sociabilidades humanas ocorrem e que essa racionalidade tende a se espalhar pela sociedade. Compreendemos que tais sociedades influenciam a produção desta racionalidade e, ao mesmo tempo, absorvem seus traços característicos. A racionalidade técnica tende a proliferar-se de tal forma que acaba por gerar uma sociedade, na visão de Marcuse, unidimensional e, consequentemente, o próprio homem unidimensional. Os elementos da cultura, como é o caso do esporte e da educação, podem sofrer a influência desta unidimensionalidade, resultando em uma formação humana unilateral. Nesse sentido, pretendeu-se aqui captar as expressões dessa unidimensionalidade em alunos dos anos finais do ensino fundamental por meio de um questionário aplicado inicialmente, buscando entender como se manifesta o pensamento unidimensional-positivo em relação ao esporte. Em contraposição a essas expressões, foi utilizada uma Matriz Metodológica Crítica, de corte crítico dialético, em unidade didática composta por dez aulas, após as quais tentamos captar possíveis avanços em relação à superação do pensamento unidimensional positivo a partir da unidade didática realizada. A verificação dessa superação foi realizada por meio de outro questionário (final) aplicado ao término das dez aulas. A partir do questionário inicial, foi verificado que os alunos do 2° segmento do ensino fundamental apresentaram predominantemente o pensamento unidimensional positivo em relação ao esporte. Em sentido oposto, ao final das aulas realizadas, foi possível identificar indicativos de supressão e/ou questionamento do pensamento unidimensional-positivo e ascensão do pensamento dialético-negativo, apesar de o pensamento unidimensional-positivo permanecer predominante.
Resumo: The present research work had as main issue of investigation the technical rationality and its form of manifestation on sport. For this, we start from the question of the technique as an aspect which assumes a powerful presence in capitalist societies, especially in the way it happens the production of goods. The capitalist societies have a type of proper rationality tends to spread throughout the society. We understand that such societies influence the production of this rationality and, at the same time, absorb their characteristic traits. The technical rationality tend to proliferate in such a way tha ends up generating a society, in the view of Marcuse, one-dimensional and, consequently, the one-dimensional man himself. The elements of culture, as is the case of sport and education, may suffer the influence of this one dimensionality, resulting in a unilateral human formation. In this sense, it was intended here to capture the expressions of this one-dimensionality in final year students of the elementary school by means of a questionaire initially applied seeking to understand how the one-dimensional positive thinking manifests in relation to the sport. In contrast to these expressions, it was used a Critical Methodological Matrix, of critical-dialectical, in teaching unit composed by ten classes, after which we tried to capture possible advances in relation to the overcoming of the one-dimensional positive thinking from the teaching executed. The verification of this overcoming was carried out by means of another questionaire (final) applied at the end of the ten classes. From the initial questionaire, it was verified that the second segment students of the elementary school predominantly presented the one-dimensional positive thinking in relation to sport. In the opposite direction, at the end of classes held, it was possible to identify indicative of suppression and/or questioning the one dimensional positive thinking and rise of dialectic-negative thinking, despite of the one-dimensional positive thinking remain predominantly.
Palavras-chave: Racionalidade técnica
Pensamento unidimensional
Pensamento dialético
Esportes
Métodos de ensino
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social
Unidade produtora: Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Jun-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Tecnologia para o Desenvolvimento Social

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