Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15469
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A importância da suplementação de magnésio, com fins profiláticos: uma análise qualitativa deste micronutriente na merenda de uma escola municipal em Paraíba do Sul/RJ
Author(s)/Inventor(s): Pereira, José Victor Elias
Advisor: Ott, Thiely Rodrigues
Abstract: O magnésio é um micronutriente que assume um papel de suma importância para o bom desempenho do metabolismo humano, participando de diversas reações enzimáticas e atuando em conjunto com outros nutrientes como potássio e cálcio. Sabe-se através da literatura científica, que o solo brasileiro é de maneira geral, pobre em magnésio, ocasionando naturalmente, uma carência desse mineral na alimentação diária. Isso acarreta vários problemas de saúde, desde transtornos psíquicos a enfermidades de ordem fisiológica. Soma-se a isso, o fato da própria população brasileira, em especial crianças e adolescentes, não adotarem um estilo de alimentação saudável, dando preferência a comidas rápidas do tipo fast-food, com altos valores energéticos, mas pouca qualidade nutritiva. Muitas crianças e adolescentes tem na merenda escolar sua única fonte de alimentação diária. Neste contexto, a escola tem o papel fundamental de prover refeições que supram a quantidade ideal de magnésio diário. Também deve orientar, através da educação em saúde, a necessidade da ingestão deste micronutriente tão fundamental à manutenção de uma vida saudável, promovendo uma participação ativa dos estudantes, com vista a transformar a realidade da comunidade a qual está inserida. O presente trabalho se propôs a realizar uma pesquisa concisa dos dados da literatura sobre a importância do magnésio e analisar a quantidade de magnésio contida na merenda escolar oferecida durante o mês de outubro de 2017, aos estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Andrade Figueira, situada em Paraíba do Sul/RJ, baseando-se nos dados contidos no cardápio elaborado pelos profissionais de nutrição da Secretaria de Educação de Paraíba do Sul, face aos índices preconizados pelas agências organizacionais. Observou-se que em apenas 4 dias letivos do mês de outubro de 2017, os níveis de magnésio ingerido foram satisfatórios. Pesquisas nutricionais na cidade de Carmo, interior do Estado do Rio de Janeiro, demonstraram os mesmos níveis de magnésio abaixo do recomendado. Estes resultados refletem a necessidade de desenvolverem-se ações educacionais, a fim de orientar a comunidade a respeito do consumo regular de alimentos ricos em magnésio e se possível, promover alterações no cardápio escolar para corrigir o déficit deste mineral.
Keywords: Magnésio
Alimentação escolar
Alimentos, dieta e nutrição
Suplementos nutricionais
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FISIOLOGIA::FISIOLOGIA DE ORGAOS E SISTEMAS
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PEREIRA, José Victor Elias. A importância da suplementação de magnésio, com fins profiláticos: uma análise qualitativa deste micronutriente na merenda de uma escola municipal em Paraíba do Sul/RJ. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JVEPereira.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.