Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15482
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A teoria do labelling approach (etiquetamento social) no contexto das Unidades de Polícia Pacificadora do Complexo do Alemão
Author(s)/Inventor(s): Sousa, José Rodolfo Martins de
Advisor: Costa, Cezar Augusto Rodrigues
Abstract: Esta pesquisa busca refletir sobre a atuação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no âmbito do conjunto de favelas conhecido como Complexo do Alemão, tendo como base a Teoria do Labelling Approach. O Complexo do Alemão é marcado pela pobreza e pela violência, e partir de 2010 passou a contar com a presença constante de policiais em seu território, oriundos das UPPs. Essa nova política representa uma vigilância constante dos moradores o que influencia nos processos de criminalização de tais comunidades. A presente pesquisa usou como metodologia a revisão bibliográfica, foram consultados livros, artigos, teses e decretos. O estudo aborda os principais conceitos ligados a teoria do labelling approach, reflete sobre o desenvolvimento do Complexo do Alemão e analisa a implementação da política de segurança pública conhecida como UPPs.
Keywords: Favela
Polícia
Criminalização
Police
Criminalization
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOUSA, José Rodolfo Martins de. A teoria do labelling approach (etiquetamento social) no contexto das Unidades de Polícia Pacificadora do Complexo do Alemão. 2021. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JRMSousa.pdf417.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.