Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/15482
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A teoria do labelling approach (etiquetamento social) no contexto das Unidades de Polícia Pacificadora do Complexo do Alemão
Autor(es)/Inventor(es): Sousa, José Rodolfo Martins de
Tutor: Costa, Cezar Augusto Rodrigues
Resumen: Esta pesquisa busca refletir sobre a atuação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no âmbito do conjunto de favelas conhecido como Complexo do Alemão, tendo como base a Teoria do Labelling Approach. O Complexo do Alemão é marcado pela pobreza e pela violência, e partir de 2010 passou a contar com a presença constante de policiais em seu território, oriundos das UPPs. Essa nova política representa uma vigilância constante dos moradores o que influencia nos processos de criminalização de tais comunidades. A presente pesquisa usou como metodologia a revisão bibliográfica, foram consultados livros, artigos, teses e decretos. O estudo aborda os principais conceitos ligados a teoria do labelling approach, reflete sobre o desenvolvimento do Complexo do Alemão e analisa a implementação da política de segurança pública conhecida como UPPs.
Materia: Favela
Polícia
Criminalização
Police
Criminalization
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SOUSA, José Rodolfo Martins de. A teoria do labelling approach (etiquetamento social) no contexto das Unidades de Polícia Pacificadora do Complexo do Alemão. 2021. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JRMSousa.pdf417.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.