Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15554
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarques, Roberto-
dc.contributor.authorSilva, João Paulo Fonseca da-
dc.date.accessioned2021-11-12T17:17:20Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:34Z-
dc.date.issued2021-08-24-
dc.identifier.citationSILVA, João Paulo Fonseca da Do Semba ao Samba: a história, a cultura e a produção de um carnaval como instrumento na prática educativa da geografia : uma abordagem. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15554-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectSambapt_BR
dc.subjectCarnivalpt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectBlackspt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.titleDo Semba ao Samba: a história, a cultura e a produção de um carnaval como instrumento na prática educativa da geografia : uma abordagem interdisciplinarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2481647952690184pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2763246072719105pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Ana Angelita Costa Neves da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0514843501598342pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste em uma investigação e reflexão a partir de um trabalho feito sobre proposta metodológica de ensino em geografia feito em uma escola pública no projeto de consciência negra, partindo da abordagem teórica até a apresentação artística do tema, um projeto orientado por mim, mas pensado coletivamente com outros professores e confeccionado pelos alunos. A proposta do projeto é contar e aproximar a história afro-brasileira do samba do ambiente escolar, sendo este um tema de abordagem obrigatória nas escolas brasileiras com a promulgação da lei 10.639 de 2003. Guiado pelas impressões dos discentes e pela energia do samba da Grande Rio de 2010, vice-campeã do carnaval 2010, busco a transmissão da mesma emoção escrita na composição do samba-enredo, fazendo acreditar possível toda a imaginação com um simples toque das mãos. A didática da geografia assume papel importante ao propor o entendimento das influências do continente africano, não só pela observação do espaço mas também sua relação entre eles. O trabalho descreve o passo a passo de como foi feito o projeto, além de apresentar a pesquisa histórica e teórica que caracterizou a apresentação final.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.relation.referencesCAETANO, Altair. A Cultura do Samba na prática educativa da geografia ... Revista da ABPN. 2011/20127 FARIAS, Julio César. Aprendendo Português com Samba-Enredo. Rio de Janeiro: Editora Litteris, 2004. MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Ciências da Educação, n.8, 2009, p.7-15 MULLER, Maria Fernanda. “Salve o samba”: As origens, a aceitação e a negação deste gênero musical no Rio de Janeiro da Primeira República. Paraná, 2007. Monografia. NASCIMENTO, Clemir Barbosa do. “Abram alas para história! Da concepção do enredo à Sapucaí: Os desfiles das escolas de samba como didática para o ensino de história em escolas de privação de liberdade”. ProfHistória, dissertação de mestrado. São Gonçalo, 2018. SACRISTÁN, J. Gimeno. Escolarização e Cultura: a dupla determinação. In: SILVA, Luiz Heron da et alli. Novos Mapas Culturais, Novas Perspectivas Educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996. SOUZA, Paulo Renato. A Geografia, a África e os negros brasileiros. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, 2005, v. 1, p. 6-15. VASCONCELOS, Ary. Panorama da música popular brasileira. São Paulo: Martins, 164. 2v. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1964. VENTURA, Vania Oliveira. Pedra do Sal, patrimônio cultural/museu. Rio de Janeiro: UNIRIO, dissertação de mestrado, 2016, p. 12-36pt_BR
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
doSEMBAaoSAMBA.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.