Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/15554
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Marques, Roberto | - |
dc.contributor.author | Silva, João Paulo Fonseca da | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-12T17:17:20Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, João Paulo Fonseca da Do Semba ao Samba: a história, a cultura e a produção de um carnaval como instrumento na prática educativa da geografia : uma abordagem. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15554 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Carnaval | pt_BR |
dc.subject | Negros | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Samba | pt_BR |
dc.subject | Carnival | pt_BR |
dc.subject | Geography | pt_BR |
dc.subject | Blacks | pt_BR |
dc.subject | Brazil | pt_BR |
dc.title | Do Semba ao Samba: a história, a cultura e a produção de um carnaval como instrumento na prática educativa da geografia : uma abordagem interdisciplinar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2481647952690184 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2763246072719105 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rocha, Ana Angelita Costa Neves da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0514843501598342 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho consiste em uma investigação e reflexão a partir de um trabalho feito sobre proposta metodológica de ensino em geografia feito em uma escola pública no projeto de consciência negra, partindo da abordagem teórica até a apresentação artística do tema, um projeto orientado por mim, mas pensado coletivamente com outros professores e confeccionado pelos alunos. A proposta do projeto é contar e aproximar a história afro-brasileira do samba do ambiente escolar, sendo este um tema de abordagem obrigatória nas escolas brasileiras com a promulgação da lei 10.639 de 2003. Guiado pelas impressões dos discentes e pela energia do samba da Grande Rio de 2010, vice-campeã do carnaval 2010, busco a transmissão da mesma emoção escrita na composição do samba-enredo, fazendo acreditar possível toda a imaginação com um simples toque das mãos. A didática da geografia assume papel importante ao propor o entendimento das influências do continente africano, não só pela observação do espaço mas também sua relação entre eles. O trabalho descreve o passo a passo de como foi feito o projeto, além de apresentar a pesquisa histórica e teórica que caracterizou a apresentação final. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.relation.references | CAETANO, Altair. A Cultura do Samba na prática educativa da geografia ... Revista da ABPN. 2011/20127 FARIAS, Julio César. Aprendendo Português com Samba-Enredo. Rio de Janeiro: Editora Litteris, 2004. MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Ciências da Educação, n.8, 2009, p.7-15 MULLER, Maria Fernanda. “Salve o samba”: As origens, a aceitação e a negação deste gênero musical no Rio de Janeiro da Primeira República. Paraná, 2007. Monografia. NASCIMENTO, Clemir Barbosa do. “Abram alas para história! Da concepção do enredo à Sapucaí: Os desfiles das escolas de samba como didática para o ensino de história em escolas de privação de liberdade”. ProfHistória, dissertação de mestrado. São Gonçalo, 2018. SACRISTÁN, J. Gimeno. Escolarização e Cultura: a dupla determinação. In: SILVA, Luiz Heron da et alli. Novos Mapas Culturais, Novas Perspectivas Educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996. SOUZA, Paulo Renato. A Geografia, a África e os negros brasileiros. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, 2005, v. 1, p. 6-15. VASCONCELOS, Ary. Panorama da música popular brasileira. São Paulo: Martins, 164. 2v. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1964. VENTURA, Vania Oliveira. Pedra do Sal, patrimônio cultural/museu. Rio de Janeiro: UNIRIO, dissertação de mestrado, 2016, p. 12-36 | pt_BR |
Appears in Collections: | Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
doSEMBAaoSAMBA.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.