Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/15554
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Do Semba ao Samba: a história, a cultura e a produção de um carnaval como instrumento na prática educativa da geografia : uma abordagem interdisciplinar
Autor(es)/Inventor(es): Silva, João Paulo Fonseca da
Tutor: Marques, Roberto
Resumen: Este trabalho consiste em uma investigação e reflexão a partir de um trabalho feito sobre proposta metodológica de ensino em geografia feito em uma escola pública no projeto de consciência negra, partindo da abordagem teórica até a apresentação artística do tema, um projeto orientado por mim, mas pensado coletivamente com outros professores e confeccionado pelos alunos. A proposta do projeto é contar e aproximar a história afro-brasileira do samba do ambiente escolar, sendo este um tema de abordagem obrigatória nas escolas brasileiras com a promulgação da lei 10.639 de 2003. Guiado pelas impressões dos discentes e pela energia do samba da Grande Rio de 2010, vice-campeã do carnaval 2010, busco a transmissão da mesma emoção escrita na composição do samba-enredo, fazendo acreditar possível toda a imaginação com um simples toque das mãos. A didática da geografia assume papel importante ao propor o entendimento das influências do continente africano, não só pela observação do espaço mas também sua relação entre eles. O trabalho descreve o passo a passo de como foi feito o projeto, além de apresentar a pesquisa histórica e teórica que caracterizou a apresentação final.
Materia: Geografia
Carnaval
Negros
Brasil
Samba
Carnival
Geography
Blacks
Brazil
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 24-ago-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, João Paulo Fonseca da Do Semba ao Samba: a história, a cultura e a produção de um carnaval como instrumento na prática educativa da geografia : uma abordagem. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
doSEMBAaoSAMBA.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.