Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/15554
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Do Semba ao Samba: a história, a cultura e a produção de um carnaval como instrumento na prática educativa da geografia : uma abordagem interdisciplinar |
Author(s)/Inventor(s): | Silva, João Paulo Fonseca da |
Advisor: | Marques, Roberto |
Abstract: | Este trabalho consiste em uma investigação e reflexão a partir de um trabalho feito sobre proposta metodológica de ensino em geografia feito em uma escola pública no projeto de consciência negra, partindo da abordagem teórica até a apresentação artística do tema, um projeto orientado por mim, mas pensado coletivamente com outros professores e confeccionado pelos alunos. A proposta do projeto é contar e aproximar a história afro-brasileira do samba do ambiente escolar, sendo este um tema de abordagem obrigatória nas escolas brasileiras com a promulgação da lei 10.639 de 2003. Guiado pelas impressões dos discentes e pela energia do samba da Grande Rio de 2010, vice-campeã do carnaval 2010, busco a transmissão da mesma emoção escrita na composição do samba-enredo, fazendo acreditar possível toda a imaginação com um simples toque das mãos. A didática da geografia assume papel importante ao propor o entendimento das influências do continente africano, não só pela observação do espaço mas também sua relação entre eles. O trabalho descreve o passo a passo de como foi feito o projeto, além de apresentar a pesquisa histórica e teórica que caracterizou a apresentação final. |
Keywords: | Geografia Carnaval Negros Brasil Samba Carnival Geography Blacks Brazil |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Production unit: | Instituto de Geociências |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 24-Aug-2021 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SILVA, João Paulo Fonseca da Do Semba ao Samba: a história, a cultura e a produção de um carnaval como instrumento na prática educativa da geografia : uma abordagem. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Appears in Collections: | Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
doSEMBAaoSAMBA.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.