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http://hdl.handle.net/11422/15628
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cabral, Bruno da Cunha | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Leonardo da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T15:26:27Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:36Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Leonardo da Silva. Educação especial e inclusiva no sistema Colégio Militar do Brasil: perspectivas e desafios. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15628 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Colégio militar | pt_BR |
dc.subject | Education, special | en |
dc.subject | Mainstreaming, education | en |
dc.subject | Students | en |
dc.subject | Elementary School | en |
dc.subject | High school | en |
dc.subject | Military School | en |
dc.title | Educação especial e inclusiva no sistema Colégio Militar do Brasil: perspectivas e desafios | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1813572315668266 | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação básica especial e inclusiva é considerada uma das áreas prioritárias do Ministério da Educação e se dá pela inserção de alunos com necessidades especiais na rede de ensino regular e pelo atendimento às diversas demandas pedagógicas e educacionais desse público. Em conformidade com o que preconiza as legislações educacionais do país, o Exército Brasileiro, por meio do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) busca igualmente atingir esse propósito. Mas quais são as necessidades educacionais especiais? Como atender essas demandas? Com a finalidade de orientar o atendimento às atuais exigências educacionais especiais e de inclusão no SCMB, este trabalho buscou, por meio de uma revisão bibliográfica: 1) ampliar os conhecimentos sobre a história e a legislação relativas às necessidades educacionais especiais e à educação especial e inclusiva; 2) identificar as principais carências dos alunos com necessidades educacionais especiais e de inclusão no ambiente escolar e, por fim; 3) apontar medidas administrativas e pedagógicas a serem adotadas para facilitar a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
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