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dc.contributor.advisorCabral, Bruno da Cunha-
dc.contributor.authorTeixeira, Leonardo da Silva-
dc.date.accessioned2021-11-22T15:26:27Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:36Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Leonardo da Silva. Educação especial e inclusiva no sistema Colégio Militar do Brasil: perspectivas e desafios. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15628-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectColégio militarpt_BR
dc.subjectEducation, specialen
dc.subjectMainstreaming, educationen
dc.subjectStudentsen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectMilitary Schoolen
dc.titleEducação especial e inclusiva no sistema Colégio Militar do Brasil: perspectivas e desafiospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1813572315668266pt_BR
dc.description.resumoA educação básica especial e inclusiva é considerada uma das áreas prioritárias do Ministério da Educação e se dá pela inserção de alunos com necessidades especiais na rede de ensino regular e pelo atendimento às diversas demandas pedagógicas e educacionais desse público. Em conformidade com o que preconiza as legislações educacionais do país, o Exército Brasileiro, por meio do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) busca igualmente atingir esse propósito. Mas quais são as necessidades educacionais especiais? Como atender essas demandas? Com a finalidade de orientar o atendimento às atuais exigências educacionais especiais e de inclusão no SCMB, este trabalho buscou, por meio de uma revisão bibliográfica: 1) ampliar os conhecimentos sobre a história e a legislação relativas às necessidades educacionais especiais e à educação especial e inclusiva; 2) identificar as principais carências dos alunos com necessidades educacionais especiais e de inclusão no ambiente escolar e, por fim; 3) apontar medidas administrativas e pedagógicas a serem adotadas para facilitar a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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