Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/15628
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Educação especial e inclusiva no sistema Colégio Militar do Brasil: perspectivas e desafios |
Autor(es)/Inventor(es): | Teixeira, Leonardo da Silva |
Orientador: | Cabral, Bruno da Cunha |
Resumo: | A educação básica especial e inclusiva é considerada uma das áreas prioritárias do Ministério da Educação e se dá pela inserção de alunos com necessidades especiais na rede de ensino regular e pelo atendimento às diversas demandas pedagógicas e educacionais desse público. Em conformidade com o que preconiza as legislações educacionais do país, o Exército Brasileiro, por meio do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) busca igualmente atingir esse propósito. Mas quais são as necessidades educacionais especiais? Como atender essas demandas? Com a finalidade de orientar o atendimento às atuais exigências educacionais especiais e de inclusão no SCMB, este trabalho buscou, por meio de uma revisão bibliográfica: 1) ampliar os conhecimentos sobre a história e a legislação relativas às necessidades educacionais especiais e à educação especial e inclusiva; 2) identificar as principais carências dos alunos com necessidades educacionais especiais e de inclusão no ambiente escolar e, por fim; 3) apontar medidas administrativas e pedagógicas a serem adotadas para facilitar a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no ambiente escolar. |
Palavras-chave: | Educação especial Inclusão escolar Estudantes Ensino fundamental Ensino médio Colégio militar Education, special Mainstreaming, education Students Elementary School High school Military School |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Unidade produtora: | Instituto de Biologia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | TEIXEIRA, Leonardo da Silva. Educação especial e inclusiva no sistema Colégio Militar do Brasil: perspectivas e desafios. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LSTeixeira.pdf | 201.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.