Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15655
Type: Trabalho de conclusão de especialização
Title: O uso do modelo de intervenção das consultas terapêuticas de Winnicott para mães em período de adaptação do filho na creche
Author(s)/Inventor(s): Armond, Márcia da Cunha Vasconcellos
Advisor: Melquior, Marcia Cristina Neves
Abstract: As transformações do contexto social das últimas décadas com a entrada da mulher no mercado de trabalho tornou a creche uma das opções adotadas pelas famílias para oferecer cuidados às crianças, em função do retorno da mãe ao trabalho. Contudo, observa-se na prática que, mesmo quando a creche é uma escolha, a entrada da criança é marcada por sentimentos ambivalentes e sofrimento materno em virtude da necessidade de separação do filho. Sendo assim, é de extrema importância se disponibilizar um espaço e um tempo, através da escuta de um profissional da instituição para que tais sentimentos possam ser acolhidos e, na medida do possível, elaborados. Propõe-se então, que no período destinado à adaptação do binômio mãe-filho, a instituição possa usar como forma de ajuda, cuidado e promoção de saúde a ferramenta das Consultas Terapêuticas. O trabalho trata-se de uma Revisão Bibliográfica Narrativa com foco no conceito de Consultas Terapêuticas da obra de Donald W. Winnicott.
Abstract: The transformations of the social context of the last decades with the entry of women in to the labor market made day care centre on e of the options ad opted by the families to offer care to the children, due to the mother's return to work. However, it is observed in practic et hat, even when day care is a choice, the child's entrance is marked by ambivalent feelings and maternal suffering because of the need for separation from the child. The refore, it is extremely important to provide a space and a time, through listening to a professional of the instituti on so thats uch feelings can bewelcome dand, as far as possible, elaborated. It is proposed that, in theperiod for adapting the mother-child binomial, the institution can use the tool of Therapeutic Consultation as a form of help, care and health promotion. The workis a Narrative Bibliographic Review focus ingon the concept of Therapeutic Consultation so fthe workof Donald W. Winnicott.
Keywords: Adaptação escolar
School adaptation
Creches
Child day care centers
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Program: Curso de Especialização em Atenção Integral á Saúde Materno-Infantil
Production unit: Maternidade Escola
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Jul-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ARMOND, Márcia da Cunha Vasconcello. O uso do modelo de intervenção das consultas terapêuticas de Winnicott para mães em período de adaptação do filho na creche. 2019. 37f. Monografia (Especialização em Saúde Materno-Infantil) - Curso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil, Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MdCVArmond.pdf164.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.