Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/156
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Mídia e voto: um estudo sobre a influência dos grandes jornais nas eleições de 2006 para a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Mendes, Gabriel Braga
Tutor: Martins, Joaquim Welley
Resumen: O objetivo deste trabalho é analisar, por meio de pesquisa quantitativa, a influência dos principais jornais do Rio de Janeiro nas eleições de 2006 para a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Constitui objeto desta investigação o noticiário político dos jornais O Globo, o Dia e Jornal do Brasil, de 1o de janeiro de 2005 a 30 de setembro de 2006. A partir da pesquisa, monta-se um quadro com o saldo de exposição na grande imprensa de todos os 59 deputados estaduais candidatos à reeleição. Estes dados são confrontados com o desempenho eleitoral de cada parlamentar, para se testar a hipótese de que a divulgação na imprensa tenha relação direta com o crescimento (ou retração) de votos. O cruzamento dos dados refuta a hipótese e indica um paradoxo em que deputados criticados pela imprensa ganham votos, enquanto parlamentares elogiados pelos jornais, perdem eleitores. Por fim, analisam-se as possíveis razões para a contradição, como a exclusão socioeconômica, o esvaziamento político do Rio de Janeiro, o sistema de votação proporcional, além do próprio modelo de comunicação brasileiro.
Materia: Eleição
Cobertura jornalística
Jornal
Rio de Janeiro (Estado)
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 12-dic-2006
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Comunicação - Radialismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MONOGRAFIA GABRIEL MENDES.pdf325.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.