Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1572
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Direito de propriedade e indústria fonográfica: uma análise dos discursos sobre a pirataria musical nos jornais O Globo e Folha de São Paulo
Autor(es)/Inventor(es): Cabral, Izabel Cury de Brito
Tutor: Freire Filho, João
Resumen: A “pirataria musical” vem se tornando, sobretudo desde o início da década de 1990 para cá, um problema grave para as autoridades públicas e, em particular, para as grandes gravadoras, principais atingidas pelo fenômeno. Com a popularização do CD, o barateamento dos aparelhos reprodutores e de cópia e também o início da chamada “era virtual da música”, que possibilitou a troca de arquivos musicais sem qualquer custo via Internet, a economia da música sofreu alterações profundas em seu funcionamento. O objetivo deste trabalho é analisar o discurso que os dois maiores jornais do país – O Globo e a Folha de São Paulo – têm utilizado para tratar da questão. As matérias utilizadas como fonte da pesquisa foram publicadas entre janeiro de 2003 e dezembro de 2006, período em que as ações de combate à pirataria e a visibilidade do problema na mídia impressa aumentaram substancialmente.
Materia: Discurso
Industria fonográfica
Pirataria
Jornais
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 3-jul-2006
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CABRAL, Izabel Cury de Brito. Direito de propriedade e indústria fonográfica: uma análise dos discursos sobre a pirataria musical nos jornais O Globo e Folha de São Paulo. 2007. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ICabral.PDF563.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.