Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1572
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Direito de propriedade e indústria fonográfica: uma análise dos discursos sobre a pirataria musical nos jornais O Globo e Folha de São Paulo
Autor(es)/Inventor(es): Cabral, Izabel Cury de Brito
Orientador: Freire Filho, João
Resumo: A “pirataria musical” vem se tornando, sobretudo desde o início da década de 1990 para cá, um problema grave para as autoridades públicas e, em particular, para as grandes gravadoras, principais atingidas pelo fenômeno. Com a popularização do CD, o barateamento dos aparelhos reprodutores e de cópia e também o início da chamada “era virtual da música”, que possibilitou a troca de arquivos musicais sem qualquer custo via Internet, a economia da música sofreu alterações profundas em seu funcionamento. O objetivo deste trabalho é analisar o discurso que os dois maiores jornais do país – O Globo e a Folha de São Paulo – têm utilizado para tratar da questão. As matérias utilizadas como fonte da pesquisa foram publicadas entre janeiro de 2003 e dezembro de 2006, período em que as ações de combate à pirataria e a visibilidade do problema na mídia impressa aumentaram substancialmente.
Palavras-chave: Discurso
Industria fonográfica
Pirataria
Jornais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 3-Jul-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CABRAL, Izabel Cury de Brito. Direito de propriedade e indústria fonográfica: uma análise dos discursos sobre a pirataria musical nos jornais O Globo e Folha de São Paulo. 2007. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ICabral.PDF563.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.