Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/15807
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Orsini, Mônica Tavares | - |
dc.contributor.author | Amaral, Ana Carolina Custódio do | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-15T19:03:06Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:42Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15807 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Curso de Línguas Aberto à Comunidade | pt_BR |
dc.subject | Planejamento textual | pt_BR |
dc.title | O parágrafo argumentativo padrão no curso de redação do CLAC: a importância do planejamento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4527709563919315 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2313672857411893 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silveira, Eliete Figueira Batista da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | CV: http://lattes.cnpq.br/2171617984971953 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho visa a discutir a importância do planejamento como uma das etapas indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem de produções textuais argumentativas na Educação Básica. O experimento, que se constitui em um projeto piloto, compara parágrafos do tipo argumentativo padrão, produzidos pelos mesmos indivíduos, antes e depois do trabalho sistemático com a etapa do planejamento textual. Os textos analisados foram produzidos por alunos do primeiro módulo de redação dos Cursos de Língua Abertos à Comunidade (CLAC). A comparação das produções foi realizada por meio dos critérios de (i) composição estrutural do gênero, (ii) clareza do posicionamento e (iii) qualidade da argumentação. Os resultados mostram que a maior parte dos parágrafos, reescritos após o trabalho do monitor com a etapa do planejamento, apresentou melhorias em relação às produções não planejadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ACCAmaral.pdf | 549.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.