Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15807
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOrsini, Mônica Tavares-
dc.contributor.authorAmaral, Ana Carolina Custódio do-
dc.date.accessioned2021-12-15T19:03:06Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:42Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15807-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectCurso de Línguas Aberto à Comunidadept_BR
dc.subjectPlanejamento textualpt_BR
dc.titleO parágrafo argumentativo padrão no curso de redação do CLAC: a importância do planejamentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4527709563919315pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2313672857411893pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Eliete Figueira Batista da-
dc.contributor.referee1LattesCV: http://lattes.cnpq.br/2171617984971953pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa a discutir a importância do planejamento como uma das etapas indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem de produções textuais argumentativas na Educação Básica. O experimento, que se constitui em um projeto piloto, compara parágrafos do tipo argumentativo padrão, produzidos pelos mesmos indivíduos, antes e depois do trabalho sistemático com a etapa do planejamento textual. Os textos analisados foram produzidos por alunos do primeiro módulo de redação dos Cursos de Língua Abertos à Comunidade (CLAC). A comparação das produções foi realizada por meio dos critérios de (i) composição estrutural do gênero, (ii) clareza do posicionamento e (iii) qualidade da argumentação. Os resultados mostram que a maior parte dos parágrafos, reescritos após o trabalho do monitor com a etapa do planejamento, apresentou melhorias em relação às produções não planejadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACCAmaral.pdf549.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.