Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/15807
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O parágrafo argumentativo padrão no curso de redação do CLAC: a importância do planejamento |
Author(s)/Inventor(s): | Amaral, Ana Carolina Custódio do |
Advisor: | Orsini, Mônica Tavares |
Abstract: | Este trabalho visa a discutir a importância do planejamento como uma das etapas indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem de produções textuais argumentativas na Educação Básica. O experimento, que se constitui em um projeto piloto, compara parágrafos do tipo argumentativo padrão, produzidos pelos mesmos indivíduos, antes e depois do trabalho sistemático com a etapa do planejamento textual. Os textos analisados foram produzidos por alunos do primeiro módulo de redação dos Cursos de Língua Abertos à Comunidade (CLAC). A comparação das produções foi realizada por meio dos critérios de (i) composição estrutural do gênero, (ii) clareza do posicionamento e (iii) qualidade da argumentação. Os resultados mostram que a maior parte dos parágrafos, reescritos após o trabalho do monitor com a etapa do planejamento, apresentou melhorias em relação às produções não planejadas. |
Keywords: | Língua portuguesa Ensino e aprendizagem Produção textual Curso de Línguas Aberto à Comunidade Planejamento textual |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2021 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ACCAmaral.pdf | 549.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.