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http://hdl.handle.net/11422/15880
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Análise microestrutural de junta soldada de aço baixa liga |
Título(s) alternativo(s): | Microstructural analysis of low alloy steel welded joints |
Autor(es)/Inventor(es): | Roberto dos Santos Bueno, Roberto dos Santos Bueno |
Orientador: | Payão Filho, João da Cruz |
Resumo: | A partir do momento em que o mundo avança em termos de globalização, a aviação vai crescendo em ritmo acelerado, junto a esse crescimento, a sua segurança vem recebendo uma atenção cada vez maior. Erros em operação de manutenção, especificamente, têm resultados em acidentes trágicos e muitas vezes fatais. Para diversos modelos de aeronaves, um componente específico, é muito importante, este é conhecido como “berço-de-motor”. Esse componente apresenta uma geometria complexa, envolvendo junções de diferentes tubos e em vários ângulos, por soldagem. Durante o vôo, um avião está sujeito a cargas repetidas das mais variadas grandezas e freqüências. As condições de operação envolvem decolagem e aterrissagem a altas cargas e vôo em alta velocidade. O avião hoje projetado é o resultado de critérios de cálculos em que são analisadas não só a resistência da estrutura, mas também a extensão de sua vida. O “berço-de-motor” de aviões é um componente de alta responsabilidade e submetido a carregamentos complexos, cujas fraturas ocasionadas por fadiga são constantemente constatadas. Devido a sua característica, os “berços” de aeronaves monomotores são definidos como críticos à segurança de vôo e sua fratura provoca a perda do controle de vôo, podendo ocasionar acidentes fatais (NASCIMENTO, 2004) Fabricados a partir de tubos do aço ABNT 4130, o “berço-de-motor” tem nas operações de solda, durante sua fabricação ou manutenção, o processo que necessita mais análises e cuidados. Assim, as normas da aeronáutica aplicadas a este, são extremamente rigorosas em relação à qualidade da solda, que deve será inspecionada em 100% e cujo índice de defeitos obrigatoriamente tem de ser „zero‟. O presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos das sucessivas operações de reparos por soldagem TIG na integridade estrutural do aço ABNT 4130, Para alcançar o objetivo, foi feito a caracterização microestrutural das amostras através de microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura, além de realizar ensaio de dureza. Para tal estudo, foram utilizados dois procedimentos de soldagem distintos, e para cada procedimento, foram utilizados corpos de prova de até quatro retrabalhos. |
Palavras-chave: | Aço SAE 4130 Análises Metalográficas Perfil de Microdureza |
Assunto CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA |
Unidade produtora: | Escola Politécnica |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Nov-2010 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Engenharia Metalúrgica |
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