Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/15917
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | A subversão dos códigos da programação como criação do poético |
| Author(s)/Inventor(s): | Couto, Marina Mac Cord Rondon Krivochein |
| Advisor: | Souza, Ricardo Pinto de |
| Abstract: | Entre a literatura e os códigos de programação, este trabalho procura ser uma caminhada entre as manifestações do objeto artístico que culminam em 1961 na “teoria do não-objeto” de Ferreira Gullar, tendo como objetivo final ressaltar na poesia digital o mesmo movimento de retirada da arte do contexto esperado, fechado e regrado. Através da subversão dos códigos de programação e das regras que os cercam, um efeito poético é construído, este permite analisar a poesia digital também sob a perspectiva de máquina, facilmente perdida na leitura destes objetos ciborgues. |
| Keywords: | Poesia digital Literatura brasileira Código de programação |
| Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Production unit: | Faculdade de Letras |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2021 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MMCRKCouto.pdf | 474.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.