Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15945
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Eu quero ver pipoca pular: os jingles publicitários na era das mídias digitais
Author(s)/Inventor(s): Soares, Flávia Guterman
Advisor: Azevedo, Sandro Torres de
Abstract: Este trabalho busca estudar o papel dos jingles publicitários na era digital. O objetivo é entender se os jingles publicitários ainda são ferramentas interessantes às marcas e aos consumidores frente às mídias digitais. Propõe-se elucidar como marcas e público se relacionam com os jingles nas redes sociais e de que forma o jingle publicitário pode ser reconfigurado aos formatos digitais. Ainda, procura-se compreender quais são as características da era digital - também chamada de cibercultura - e como os jingles podem se inserir nesse contexto. Novas configura- ções tecnológicas, sociais, culturais e comportamentais são importantes pontos de análise; objetiva-se explorar de que maneira a publicidade e os consumidores podem, conjuntamente, apropriá-las, tomando o jingle como o objeto desta discussão. A metodologia adotada é a qualitativa, sendo realizado um estudo de caso sobre o jingle “Pipoca com Guaraná”, originalmente lançado em 1991 e reeditado em 2020. A análise de documentos mostrou resultados positivos relacionados aos jingles publicitários nas redes sociais, sobretudo, em razão da multilateralidade criativa própria dos meios digitais.
Keywords: Jingles (Canções na publicidade)
Internet
Mídia digital
Cibercultura
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 26-Nov-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOARES, Flávia Guterman. Eu quero ver pipoca pular: os jingles publicitários na era das mídias digitais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FSoares.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.