Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15945
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Eu quero ver pipoca pular: os jingles publicitários na era das mídias digitais
Autor(es)/Inventor(es): Soares, Flávia Guterman
Orientador: Azevedo, Sandro Torres de
Resumo: Este trabalho busca estudar o papel dos jingles publicitários na era digital. O objetivo é entender se os jingles publicitários ainda são ferramentas interessantes às marcas e aos consumidores frente às mídias digitais. Propõe-se elucidar como marcas e público se relacionam com os jingles nas redes sociais e de que forma o jingle publicitário pode ser reconfigurado aos formatos digitais. Ainda, procura-se compreender quais são as características da era digital - também chamada de cibercultura - e como os jingles podem se inserir nesse contexto. Novas configura- ções tecnológicas, sociais, culturais e comportamentais são importantes pontos de análise; objetiva-se explorar de que maneira a publicidade e os consumidores podem, conjuntamente, apropriá-las, tomando o jingle como o objeto desta discussão. A metodologia adotada é a qualitativa, sendo realizado um estudo de caso sobre o jingle “Pipoca com Guaraná”, originalmente lançado em 1991 e reeditado em 2020. A análise de documentos mostrou resultados positivos relacionados aos jingles publicitários nas redes sociais, sobretudo, em razão da multilateralidade criativa própria dos meios digitais.
Palavras-chave: Jingles (Canções na publicidade)
Internet
Mídia digital
Cibercultura
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 26-Nov-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOARES, Flávia Guterman. Eu quero ver pipoca pular: os jingles publicitários na era das mídias digitais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
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