Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15965
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estudo de viabilidade técnica e econômica da extração de óleo essencial de pimenta rosa na comunidade Olivença/BA
Author(s)/Inventor(s): Gabriel, Jéssica Alves
Salvador, Lúcia Hernandez de Fontes
Advisor: Mehl, Ana
Co-advisor: Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini
Co-advisor: Santos, Dayvid Souza
Abstract: Atualmente a Comunidade Olivença, uma comunidade indígena, situada no município de Ilhéus – BA possui como uma de suas fontes de renda a extração e venda de pimenta rosa, fruto que possui grande interesse comercial, principalmente para seu beneficiamento e exportação. No entanto, com a revisão bibliográfica é possível perceber que são desenvolvidos muitos trabalhos, os quais demonstram múltiplas funcionalidades do seu óleo essencial e, por esse motivo, são empregados em diversos tipos de indústrias, tendo destaque as de alimentos, farmacêutica e cosméticos. Devido ao preço de venda do óleo essencial de pimenta rosa ser tão maior em comparação ao seu fruto, esse estudo visa explorar a possibilidade de extração desse óleo pela Comunidade Olivença. Nesse sentido, o presente trabalho busca entender a viabilidade econômica da instalação de uma unidade extratora de óleo essencial de pimenta rosa na Comunidade Olivença e posterior cálculo dos indicadores financeiros e construção da análise de sensibilidade. Para o presente trabalho foram analisados dois cenários de produção de óleo essencial de pimenta rosa para a unidade extratora em questão. Avaliando os indicadores financeiros para os dois cenários, constata-se que apresentaram resultados muito similares e tiveram maior vantagem econômica quando considerado a possibilidade de isenção do imposto de renda sobre o custo.
Keywords: Pimenta
Extração de líquidos
Óleos essenciais
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::PROCESSOS INDUSTRIAIS DE ENGENHARIA QUIMICA::PROCESSOS ORGANICOS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2-Dec-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GABRIEL, Jéssica Alves; SALVADOR, Lúcia Hernandez de Fontes. Estudo de viabilidade técnica e econômica da extração de óleo essencial de pimenta rosa na comunidade Olivença/BA. 2021. 113 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Química) – Escola de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAGabriel.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.