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http://hdl.handle.net/11422/16058
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Prática de ensino de língua japonesa como língua estrangeira em território brasileiro: reflexões e desafios. |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Joyce Rebello Vital da |
Tutor: | Hagino, Rika |
Resumen: | Em meio a debates referentes ao ensino de língua japonesa como língua estrangeira no Brasil, território em que há a maior comunidade descendente de japoneses e um histórico de ensino- aprendizagem de língua japonesa como língua de herança, a adoção de material didático construído no Japão para estudantes estrangeiros em território japonês é um problema recorrente. Houve tentativas de elaboração de um material focado na comunicação e na troca cultural, porém os esforços de se abordar a diversidade cultural para além da narrativa dominante ainda persiste. Este trabalho visa refletir sobre o trabalho docente de japonês como língua estrangeira e sua relação com o material didático e o ambiente disponível de ensino- aprendizagem, descrevendo a experiência pessoal como docente no Cursos de Línguas Aberto à Comunidade (CLAC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde é adotado o material Marugoto: Nihon no Kotoba to Bunka, da Fundação Japão, descrevendo atividades referentes a competência linguística, a habilidade comunicativa e o entendimento intercultural. |
Materia: | Língua japonesa Ensino e Aprendizagem Prática de ensino |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2021 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Japonês |
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