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Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Prática de ensino de língua japonesa como língua estrangeira em território brasileiro: reflexões e desafios.
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Joyce Rebello Vital da
Tutor: Hagino, Rika
Resumen: Em meio a debates referentes ao ensino de língua japonesa como língua estrangeira no Brasil, território em que há a maior comunidade descendente de japoneses e um histórico de ensino- aprendizagem de língua japonesa como língua de herança, a adoção de material didático construído no Japão para estudantes estrangeiros em território japonês é um problema recorrente. Houve tentativas de elaboração de um material focado na comunicação e na troca cultural, porém os esforços de se abordar a diversidade cultural para além da narrativa dominante ainda persiste. Este trabalho visa refletir sobre o trabalho docente de japonês como língua estrangeira e sua relação com o material didático e o ambiente disponível de ensino- aprendizagem, descrevendo a experiência pessoal como docente no Cursos de Línguas Aberto à Comunidade (CLAC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde é adotado o material Marugoto: Nihon no Kotoba to Bunka, da Fundação Japão, descrevendo atividades referentes a competência linguística, a habilidade comunicativa e o entendimento intercultural.
Materia: Língua japonesa
Ensino e Aprendizagem
Prática de ensino
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Japonês

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