Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16058
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Prática de ensino de língua japonesa como língua estrangeira em território brasileiro: reflexões e desafios.
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Joyce Rebello Vital da
Orientador: Hagino, Rika
Resumo: Em meio a debates referentes ao ensino de língua japonesa como língua estrangeira no Brasil, território em que há a maior comunidade descendente de japoneses e um histórico de ensino- aprendizagem de língua japonesa como língua de herança, a adoção de material didático construído no Japão para estudantes estrangeiros em território japonês é um problema recorrente. Houve tentativas de elaboração de um material focado na comunicação e na troca cultural, porém os esforços de se abordar a diversidade cultural para além da narrativa dominante ainda persiste. Este trabalho visa refletir sobre o trabalho docente de japonês como língua estrangeira e sua relação com o material didático e o ambiente disponível de ensino- aprendizagem, descrevendo a experiência pessoal como docente no Cursos de Línguas Aberto à Comunidade (CLAC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde é adotado o material Marugoto: Nihon no Kotoba to Bunka, da Fundação Japão, descrevendo atividades referentes a competência linguística, a habilidade comunicativa e o entendimento intercultural.
Palavras-chave: Língua japonesa
Ensino e Aprendizagem
Prática de ensino
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Japonês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JRVSilva.pdf953.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.