Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16094
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Ensaio sobre Derrick Albert Bell Jr.: exposição teórica e a proposta de racialização da gênese do constitucionalismo brasileiro e emancipação dos escravizados no século XIX
Autor(es)/Inventor(es): Domis, Ruann Fernandes Ferreira
Orientador: Almeida, Philippe Oliveira de
Resumo: Partindo de uma análise crítica acerca dos fundamentos do ensino tradicional do Direito e dos seus princípios liberais amplamente aceitos, bem como o funcionamento de suas instituições, o presente trabalho se ampara na discussão e exposição das teorias encontradas nas principais obras do aclamado ativista dos Direitos Civis, advogado e Professor Derrick Albert Bell Jr (1930 – 2011). Abordando as teorias e diversos escritos cunhados pela revolucionária e icônico figura, Bell estabeleceu seu legado de diversas contribuições teóricas e metodológicas que precederam e embasaram o movimento intelectual que veio a ficar conhecido como CRT (Critical Race Theory), em meados dos anos de 1970 e 1980, e que inspiraram outros ícones da academia estadunidense de Direito que trabalhavam o racismo como fenômeno permanente na sociedade e como componente fundamental da relação entre Direito e Raça. Além disso, o trabalho visa discutir como o Direito puramente atrelado aos preceitos liberais é falacioso e cruel com os minorizados, e discutir os efeitos destes institutos na trajetória negra no período da Independência do Brasil e abolição da escravização, início e fim do século XIX, através de uma perspectiva revisionista de marcos legais deificados na história liberal brasileira.
Palavras-chave: Bell Junior, Derrick Albert
Grupos minoritários
Racismo
Direito civil
Brasil
Minority groups
Racism
Civil right
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DOMIS, Ruann Fernandes Ferreira. Ensaio sobre Derrick Albert Bell Jr.: exposição teórica e a proposta de racialização da gênese do constitucionalismo brasileiro e emancipação dos escravizados no século XIX. 2021. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RFFDomis.pdf700.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.