Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16105
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Os canais de denúncia como instrumento de combate à discriminação em empresas privadas: a percepção de mulheres, negros e membros da comunidade LGBTQIA+
Author(s)/Inventor(s): Pinto, Camila da Cunha Resende
Advisor: Silva, Marcelo Almeida de Carvalho
Abstract: A gestão da diversidade é vista como uma promotora de vantagem competitiva nas organizações (FLEURY, 2000). Este estudo debruça-se sobre os canais internos de denúncia enquanto instrumento de combate à discriminação em empresas privadas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez indivíduos pertencentes a um ou mais dos seguintes grupos de representação corporativa minoritária: mulheres, negros e membros da comunidade LGBTQIA+. Com o objetivo de compreender a percepção dos entrevistados sobre este dispositivo de comunicação, a discussão de resultados derivou da técnica de análise de conteúdo, realizada com a classificação de seis categorias a posteriori. Conclui-se que os canais de denúncia não são reconhecidos como ferramentas associadas à gestão da diversidade no seio das empresas. Ademais, apesar da relevância auferida aos canais supracitados, o estudo evidenciou uma barreira para a adesão direta aos mesmo por parte dos respondentes. Em linhas gerais, os canais de denúncia são interpretados como um instrumento de controle, afetando a confiabilidade percebida e revelando protocolos alternativos para a delação de episódios de discriminação.
Keywords: Diversidade no ambiente de trabalho
Discriminação
Gestão de pessoas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PINTO, Camila da Cunha Resende. Os canais de denúncia como instrumento de combate à discriminação em empresas privadas: a percepção de mulheres, negros e membros da comunidade LGBTQIA+. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CCRPinto.pdf257.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.