Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16105
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Os canais de denúncia como instrumento de combate à discriminação em empresas privadas: a percepção de mulheres, negros e membros da comunidade LGBTQIA+
Autor(es)/Inventor(es): Pinto, Camila da Cunha Resende
Tutor: Silva, Marcelo Almeida de Carvalho
Resumen: A gestão da diversidade é vista como uma promotora de vantagem competitiva nas organizações (FLEURY, 2000). Este estudo debruça-se sobre os canais internos de denúncia enquanto instrumento de combate à discriminação em empresas privadas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez indivíduos pertencentes a um ou mais dos seguintes grupos de representação corporativa minoritária: mulheres, negros e membros da comunidade LGBTQIA+. Com o objetivo de compreender a percepção dos entrevistados sobre este dispositivo de comunicação, a discussão de resultados derivou da técnica de análise de conteúdo, realizada com a classificação de seis categorias a posteriori. Conclui-se que os canais de denúncia não são reconhecidos como ferramentas associadas à gestão da diversidade no seio das empresas. Ademais, apesar da relevância auferida aos canais supracitados, o estudo evidenciou uma barreira para a adesão direta aos mesmo por parte dos respondentes. Em linhas gerais, os canais de denúncia são interpretados como um instrumento de controle, afetando a confiabilidade percebida e revelando protocolos alternativos para a delação de episódios de discriminação.
Materia: Diversidade no ambiente de trabalho
Discriminação
Gestão de pessoas
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PINTO, Camila da Cunha Resende. Os canais de denúncia como instrumento de combate à discriminação em empresas privadas: a percepção de mulheres, negros e membros da comunidade LGBTQIA+. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CCRPinto.pdf257.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.