Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16128
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Uma análise sobre a digitização nas finanças pessoais: os influenciadores digitais em foco
Autor(es)/Inventor(es): Freitas, João Pedro de Castro
Orientador: Siqueira, Alexis Cavichini Teixeira de
Resumo: Considerando o contexto moderno de digitização do mundo financeiro, este trabalho se propõe a estudar os impactos desse processo com os influenciadores digitais em foco, como catalisadores de uma mudança no padrão comportamental dos investidores no Brasil. A fundamentação teórica deste trabalho tomou por base explorar o mundo dos influenciadores digitais, conceituar essa expressão, e apresentar alguns exemplos de quem são esses agentes que exercem influência sobre um grupo como catalisadores de mudança no mundo de finanças pessoais no Brasil. Buscou-se também, explorar os dados sobre a mudança de comportamento do investidor brasileiro nos últimos anos, visando estabelecer, por meio dessa base teórica e dos resultados da pesquisa de campo, relação entre a existência e influência desses agentes na mudança comportamental dos investidores no Brasil. Por meio de uma pesquisa de campo quantitativa e qualitativa elaborada por intermédio de um questionário, foi possível identificar, com a análise dos dados, indícios de que existe uma relação entre a mudança de padrão comportamental dos entrevistados, após exposição a influenciadores digitais do mundo financeiro. Essa mudança é percebida pelos entrevistados e é exposta em formato de relatos na presente pesquisa.
Palavras-chave: Influenciador digital
Finanças pessoais
Educação financeira
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FREITAS, João Pedro de Castro. Uma análise sobre a digitização nas finanças pessoais: os influenciadores digitais em foco. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JPCFreitas.pdf814.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.