Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16157
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Como o investidor da geração Z utiliza de influenciadores digitais para suas decisões nos investimentos
Autor(es)/Inventor(es): Andrade, Matheus Alves Fontes
Orientador: Miranda, Ana Paula Celso de
Resumo: Nos últimos anos ocorreu um aumento exponencial no número de CPFs cadastrados na B3(Brasil Bolsa Balcão), a bolsa de valores brasileira. Estudos mostraram que grande parte desses novos cadastros são de jovens, que já admitiram, em pesquisa coordenada pela B3, tomar suas decisões levando em consideração influenciadores digitais. A Geração Z, formada pelos jovens nascidos entre 1995 e 2010 e nascida em um mundo já digital e integrado, é uma das grandes responsáveis por esse aumento. Diante deste contexto, buscou-se entender como os influenciadores digitais conseguem influenciar os jovens dessa geração na tomada de decisão em investimentos, através de uma pesquisa qualitativa descritiva, utilizando como instrumento de pesquisa entrevistas semiestruturada, realizadas com 5 jovens da Geração. Verificou-se que de fato os jovens da Geração Z levam em consideração os pontos de vista desses influenciadores no momento de sua decisão, ainda que não de maneira exata e cegamente, pois levam em consideração outras opiniões, como familiares e amigos, e costumam realizar um estudo detalhado antes de investir, como é característica de sua geração. Ainda foi possível observar que quanto mais conhecimento sobre o mercado o jovem tem, menos ele costuma levar em consideração a opinião desses influenciadores.
Palavras-chave: Geração Z
Investimentos
Bolsa de valores
Tomada de decisão
Influenciador digital
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ANDRADE, Matheus Alves Fontes. Como o investidor da geração Z utiliza de influenciadores digitais para suas decisões nos investimentos. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAFAndrade.pdf358.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.