Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16173
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Embalagem retornável e venda por assinatura: estudo de caso sobre a logística reversa de resíduos orgânicos na Grande Tijuca
Author(s)/Inventor(s): Mendonça, Pedro Phellipe Gonçalves
Advisor: Niño, Laura Marina Valencia
Abstract: Em uma realidade de produção de lixo crescente, as iniciativas de reciclagem de resíduos devem ser apreciadas e incentivadas, pois favorecem a uma destinação mais digna que o descarte em lixões e aterros. Para contribuir com o aumento das taxas de reciclagem de resíduos orgânicos, algumas empresas inovam em adotar um modelo de negócios baseado em logística reversa, na utilização de embalagens retornáveis e no emprego da venda por assinaturas, no intuito de transformar resíduos em recursos, de maneira a atenuar impactos ambientais. Tal atitude gera valor para todos os agentes envolvidos nessa atividade, pois são todos corresponsáveis pelo lixo que produzem, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Desta feita, este estudo de caso, possui o objetivo de explicar como a aplicação da logística reversa, as embalagens retornáveis e a venda por assinatura contribuem para o aumento da reciclagem de resíduos orgânicos na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Por meio de ferramentas metodológicas como entrevista e análise documental, foi analisada a operação da empresa Composta’e Resíduos para a construção dos resultados desta pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e de caráter descritivo-exploratório. Ao final do trabalho, além de sugerir possibilidades de ampliação dos conhecimentos científicos através de trabalhos futuros, é possível compreender a relevância de cada um dos pilares analisados por esta pesquisa na operação empresarial: a logística reversa se ocupa em retornar os resíduos orgânicos ao ciclo produtivo, ao passo que viabiliza seu beneficiamento por meio da transformação em composto orgânico; a embalagem retornável, conhecida como “baldinho”, além de ser um símbolo da cultura da compostagem, protege e facilita o transporte dos resíduos depositados e; a venda por assinatura, por sua vez, viabiliza tanto a recorrência de fornecimento de produtos e serviços quanto a sua cobrança, estreitando o relacionamento entre empresa e consumidores.
Keywords: Logística reversa
Embalagem sustentável
Reciclagem
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MENDONÇA, Pedro Phellipe Gonçalves. Embalagem retornável e venda por assinatura: estudo de caso sobre a logística reversa de resíduos orgânicos na Grande Tijuca. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPGMendonça.pdf916.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.